IA acaba com velho recrutamento, expõe currículo inflado e exige autenticidade
Embora com uso de IA, psicólogas mantêm a sensibilidade no processo de contratação

Buscar novos talentos sempre foi um desafio para os profissionais de recursos humanos. Além da análise do currículo, os especialistas promovem uma série de ações para captar as subjetividades dos candidatos, como testes psicológicos, entrevistas e dinâmicas de grupo. Atualmente, uma nova estratégia tem sido acrescentada neste processo com o uso da inteligência artificial.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Inteligência Artificial tem revolucionado os processos de recrutamento e seleção, permitindo análises comportamentais mais rápidas e eficientes. Segundo especialistas, a tecnologia triplicou a capacidade de avaliação diária de candidatos, embora não substitua a sensibilidade do olhar humano na captação de sutilezas. O processo combina métodos tradicionais com tecnologia avançada, utilizando PNL e algoritmos para avaliar perfis. As psicólogas Ana Carolina Calazans e Brenda Jesus de Oliveira ressaltam que, apesar da agilidade proporcionada pela IA, a decisão final permanece dependente da interpretação humana, especialmente na avaliação de aspectos subjetivos como maturidade e adequação aos valores empresariais.
“A IA nos permite analisar dados e traçar perfis de forma muito mais rápida. No entanto, as sutilezas do candidato continuam a cargo do olhar humano”, garante a psicóloga Ana Carolina Calazans, analista de atração e seleção de pessoal.
Há um ano ela tem adotado a ferramenta, junto com a colega Brenda Jesus de Oliveira, também psicóloga e analista, e garante:
“Antes nós fazíamos de duas a três análises comportamentais por dia, hoje triplicamos este número”.
Brenda ressalta o grande potencial da IA para otimizar o trabalho, mas enfatiza que sua aplicação na análise comportamental pode ser feita, desde que seja, de forma consciente e estratégica.
As duas são responsáveis pela contratação de profissionais em uma concessionária de veículos que tem filiais em quatro Estados brasileiros com centenas de funcionárias. Devido à alta demanda, a IA tem sido fundamental e trouxe mais agilidade para o setor.

Método tradicional
Embora adotando a tecnologia, o trabalho não dispensa as metodologias tradicionais. A atração dos candidatos começa pela análise do currículo, que pode ser no formato digital ou em papel - dependendo da vaga. Em seguida, os interessados são contactados, via whatsapp, para o agendamento de uma entrevista on-line. Na entrevista, que elas chamam de bate-papo, o candidato é submetido a uma conversa informal que inclui perguntas variadas que vão desde a vida pessoal até as rotinas do trabalho anterior, assim buscam confirmar ou não os dados disponíveis no currículo e as competências técnicas e comportamentais exigidas para a vaga.
Com os dados no computador, a ferramenta faz o cruzamento das informações e gera automaticamente gráficos do perfil do candidato e se ele está mais ou menos aderente à vaga. A IA apresenta o panorama que facilita a comparação entre os perfis, desde as competências exigidas até questões relacionadas aos valores da empresa. A partir dos dados objetivos, as especialistas fazem a avaliação geral de aspectos que os gráficos não mostram, como as sutilezas e singularidades da pessoa.
Tanto Ana Carolina Calazans, quanto Brenda Jesus de Oliveira concordam que pela IA é possível identificar traços comportamentais e dados valiosos sobre os candidatos, mas a decisão final e a conexão humana ainda são insubstituíveis, pois é através do olhar clínico e especializado, que é possível fazer uma interpretação crítica e contextualizada dos dados, por exemplo, se o candidato tem maturidade para o cargo disputado.
Treinando a máquina
Para usar os softwares, as analistas precisam antes treinar a máquina para a atividade prevista. Elas utilizam o PNL (linguagem neuromodulada em algoritmo), assim treinam o programa para conhecer as características e perfil exigido para a vaga, os valores da empresa, além de identificar as nuances linguísticas da forma como as pessoas se comunicam, organizam seus pensamentos e como se comportam. O resultado é a soma da PNL, inteligência artificial mais a sensibilidade profissional.
Dicas para os candidatos
Diante do processo mais rigoroso, o conselho certeiro para quem busca emprego é:
Sempre manter a autenticidade, pois com o processo mais apurado, fica difícil sustentar um dado falso no currículo.
Durante a entrevista, demonstrar conhecimento sobre a empresa e o futuro cargo, por isso é necessário investigar previamente o setor de atuação e a descrição da vaga.
Por fim, o contato humano sempre fará a diferença, é importante ter uma boa comunicação e expressar com clareza as habilidades e as experiências anteriores que vão agregar ao cargo.