ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Educação e Tecnologia

MS emplaca seis projetos em seleção do MEC sobre educação em tempo integral

Iniciativas de Campo Grande, Corumbá, Ladário e Maracaju vão integrar mapa e mostra nacional

Por Geniffer Valeriano | 18/07/2025 17:29
MS emplaca seis projetos em seleção do MEC sobre educação em tempo integral
Fachada da escola de Campo Grande selecionada no edital (Foto: Arquivo)

Seis projetos de educação em tempo integral de Mato Grosso do Sul foram selecionados no resultado preliminar do edital do MEC (Ministério da Educação), divulgado nesta sexta-feira (18). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação Básica, integra o Programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo mapear e dar visibilidade a práticas inspiradoras na gestão e no desenvolvimento pedagógico de escolas públicas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Seis projetos educacionais de Mato Grosso do Sul foram selecionados no edital do Ministério da Educação para o Programa Escola em Tempo Integral. Entre os destaques está o projeto "Arranjos Curriculares em Tempo Integral", da Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente, em Campo Grande. O edital selecionou 734 projetos de 25 estados brasileiros, que integrarão o Mapa de Experiências Inspiradoras, publicação oficial do MEC prevista para outubro. A Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da UFMG.

Entre os destaques está Campo Grande, com o projeto “Arranjos Curriculares em Tempo Integral”, da Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente. A proposta foi aprovada para compor o Mapa de Experiências, integrar a Rede de Trocas e ser apresentada na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, programada para outubro.

Outras cinco iniciativas de MS também foram contempladas:

  • “Estudantes no Controle: Liderança, Protagonismo e Intervenção Comunitária dos Estudantes de Escolas em Tempo Integral de MS” – selecionado para o Mapa de Experiências;

  • “Projeto Correndo por Corumbá” – aprovado para a Mostra Nacional e o Mapa de Experiências;

  • “Musicalização Escolar: Banda de Fanfarra como Ferramenta Pedagógica e de Inclusão Social”, de Ladário – incluído no Mapa de Experiências;

  • “Jornal Agrícola News”, de Maracaju – também selecionado para o Mapa de Experiências.

Reconhecimento nacional - Ao todo, o edital selecionou 734 projetos, de 25 estados, 709 municípios e 14 capitais. Todas as práticas farão parte do Mapa de Experiências Inspiradoras, publicação oficial que será lançada em outubro pelo MEC.

Além disso, 25 redes de ensino terão suas experiências reunidas em um caderno de narrativas, previsto para dezembro. Outras 75 secretarias integrarão a Rede de Trocas, com atividades entre março e novembro de 2026. Enquanto 125 práticas serão apresentadas presencialmente na Mostra Nacional, marcada para os dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Recursos e prazos - Secretarias que não foram contempladas podem interpor recurso até 22 de julho, às 23h59, exclusivamente por e-mail: editalescolaemtempointegral@mec.gov.br.

A solicitação deve ter, no máximo, três páginas, ser assinada pela autoridade máxima da secretaria proponente e enviada em formato PDF. O envio de anexos ou materiais complementares não será considerado. O resultado final da seleção será divulgado no dia 28 de julho, na página oficial da seleção.

 Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias