Motiva lucra R$ 683 milhões após reajuste de pedágio na BR-163 e corte de custos
Além da rodovia que corta MS e foi renegociada em contrato, outras operações com impacto positivo são citadas

A concessionária Motiva anunciou lucro líquido ajustado de R$ 683 milhões no terceiro trimestre, resultado 22% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado pela empresa nesta semana.
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A concessionária Motiva Pantanal anunciou um lucro líquido ajustado de R$ 683 milhões no terceiro semestre, 22% superior ao mesmo período do ano anterior. O resultado positivo é atribuído à modernização da concessão da BR-163, que abrange 845,4 quilômetros em Mato Grosso do Sul, e ao aumento nas tarifas. O contrato, assinado em agosto com a ANTT, prevê 29 anos de concessão, com possibilidade de prorrogação por mais 20 anos, e inclui investimentos de R$ 9,3 bilhões em obras. Entre as melhorias estão a duplicação de 203 km, construção de passagens de fauna e a instalação de internet 4G ao longo da rodovia.
O termo “ajustado” significa que o valor foi calculado excluindo ganhos ou perdas que não fazem parte das atividades rotineiras da empresa, como venda de ativos ou despesas pontuais, para refletir de forma mais fiel o desempenho real das operações.
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Entre os principais destaques do relatório está o impacto da modernização da concessão da BR-163, que atravessa Mato Grosso do Sul desde a divisa com Mato Grosso até o Paraná. A rodovia, administrada há 11 anos pela CCR MSVia, atual Motiva Pantanal, havia sido motivo de reclamação antes da renegociação do contrato, quando a empresa alegava prejuízo e chegou a pedir a rescisão amigável da concessão.
O documento também aponta que a receita líquida ajustada cresceu 4,6% em comparação ao terceiro trimestre de 2024, impulsionada pelos reajustes nas tarifas cobradas pela Motiva Pantanal e pelas rodovias estaduais de São Paulo.
Em Mato Grosso do Sul, o resultado positivo está relacionado à redução de 11,4% no custo caixa ajustado, com economia de R$ 31 milhões em despesas com pessoal. A queda é atribuída principalmente ao encerramento das operações da ViaOeste (SP) e das Barcas (RJ), além da diminuição de R$ 130 milhões em serviços de terceiros ligados à pavimentação nas concessionárias Motiva Pantanal, SPVias (SP) e ViaOeste (SP).
Nas rodovias administradas pela empresa, excluindo as novas concessões PRVias (PR) e Sorocabana (SP) e a encerrada ViaOeste, houve aumento de 1,1% na demanda, totalizando 249,9 milhões de veículos. A Motiva Pantanal, junto às concessões de São Paulo, foi apontada como uma das principais responsáveis pelo bom desempenho, graças ao maior escoamento de grãos pelo Porto de Santos.
O novo contrato da BR-163, assinado em 1º de agosto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, prevê 29 anos de concessão, prorrogáveis por mais 20. O plano de obras está estimado em R$ 9,3 bilhões, com previsão de: 203 km de duplicação; 
147 km de faixas adicionais; 23 km de marginais; cinco contornos urbanos; passagens de fauna; cobertura de internet 4G em toda a rodovia; três pontos de parada e descanso para caminhoneiros; além de novas rotatórias, trevos e acessos.
A Motiva Pantanal administra 845,4 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso do Sul, atravessando 21 municípios, incluindo Campo Grande. Além de rodovias, a empresa também atua na administração de trilhos e aeroportos em outras regiões do país.
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