Parcelamento representa 26,8% das negociações de dívidas em MS, aponta Serasa
Feirão oferece descontos de até 99% para renegociação de débitos
Feirão Limpa Nome registrou 39,9 mil acordos de negociação de dívidas em Mato Grosso do Sul em duas semanas, segundo pesquisa da Serasa, que ouviu consumidores em novembro, no Estado, para medir como o parcelamento ajuda quem busca organizar as contas. A ação reúne empresas credoras, oferece descontos expressivos e ocorre de forma virtual desde 3 de novembro. O levantamento mostra que o parcelamento ganhou destaque porque garante valores que cabem no bolso e facilita a regularização do nome.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O estudo aponta que 10,7 mil acordos no Estado ocorreram por meio do pagamento parcelado, que representou 26,8% das negociações realizadas no período. A Serasa registra que 63% dos entrevistados consideram o parcelamento uma alternativa viável para quitar dívidas. A pesquisa indica que 61% relatam sensação de controle ao aderir às parcelas porque entendem que conseguirão reorganizar os débitos.
A pesquisa mostra que 12% dos entrevistados admitem que se endividaram por falta de organização financeira. Os dados revelam que 3% tiveram o nome negativado por descontrole ao parcelar compras. O órgão afirma que esses números reforçam a necessidade de uso consciente dessa modalidade.
A especialista em educação financeira da Serasa, Patrícia Camillo, afirma que o parcelamento integra a cultura de consumo do país. Ela explica que a modalidade ajuda quem planeja as contas com antecedência. Ela destaca que o crédito deve complementar a renda e não ser tratado como extensão do orçamento mensal.
A pesquisa indica que 55% dos entrevistados entendem que o parcelamento permite acesso a produtos e serviços que não conseguiriam pagar à vista. O órgão afirma que esse dado mostra o papel da prática como ampliadora do consumo. O estudo reforça que o uso consciente do crédito evita novos endividamentos.
O Feirão Limpa Nome disponibiliza ofertas com parcelas a partir de R$ 9,90 e reúne mais de 1,6 mil empresas parceiras. A Serasa registra descontos que chegam a 99% sobre o valor total da dívida em alguns casos. A ação contabiliza 738.662 acordos parcelados no país desde o início do programa.
A pesquisa revela que 42% dos participantes escolhem o parcelamento porque as parcelas são acessíveis. O órgão aponta que 37% dizem optar pela modalidade pela chance de regularizar o nome após o pagamento da primeira parcela. Os dados refletem o peso do crédito para quem busca recuperar a capacidade de compra.
Levantamento da Serasa mostra que, em setembro, o país tinha 79,1 milhões de inadimplentes. O índice representa aumento de 0,40% em relação a agosto. O órgão afirma que a população entre 41 e 60 anos concentra 35,4% dos negativados.
A pesquisa indica que pessoas entre 26 e 40 anos somam 33,8% dos endividados. O levantamento aponta que 19,5% têm mais de 65 anos. Os jovens entre 18 e 25 anos representam 11,3% do total.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.


