ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Banco Central anuncia lançamento do Pix parcelado para setembro deste ano

Ferramenta ganhará autoatendimento para contestações e garantias

Por Gustavo Bonotto | 03/04/2025 23:18
Banco Central anuncia lançamento do Pix parcelado para setembro deste ano
Cidadão abre o portal do Pix no aparelho celular. (Foto: Bruno Perez/Agência Brasil)

O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira (3), que o Pix parcelado deve ser lançado em setembro deste ano. Além disso, outras duas funcionalidades do sistema de transferências instantâneas também ganharam previsão de estreia: o Pix em garantia, previsto para 2026, e o autoatendimento do MED (Mecanismo Especial de Devolução), que deve estar disponível a partir de 1º de outubro.

O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para parcelar uma transação, semelhante à opção de parcelamento com juros do cartão de crédito. O recebedor receberá o valor integral da transação imediatamente, enquanto o pagador quitará o montante em parcelas, com acréscimos. O BC afirma que a funcionalidade estimulará o uso do Pix no varejo para compras de maior valor e beneficiará consumidores que não têm acesso a crédito parcelado. A ferramenta estará disponível para qualquer tipo de transação Pix, inclusive transferências.

O Pix em garantia permitirá que empresas utilizem recebíveis futuros de Pix como garantia em operações de crédito. A iniciativa pode reduzir os juros para pessoas jurídicas que utilizam o Pix com frequência. De acordo com o BC, a ferramenta estará restrita a estabelecimentos comerciais e empresas, sem alterações na forma como as pessoas físicas utilizam o sistema. O lançamento está previsto para 2026 devido à complexidade da infraestrutura necessária.

O autoatendimento do MED permitirá a contestação de transações Pix diretamente pelo aplicativo dos bancos, sem necessidade de contato com o atendimento da instituição financeira. O MED, criado em 2021, aplica-se apenas a casos de fraudes, golpes e erros operacionais de bancos, não abrangendo desacordos comerciais ou erros de digitação de chaves.

Com a modernização, o processo será feito de forma 100% digital, permitindo que o usuário acompanhe o status dos pedidos de devolução. O BC destaca que a medida deve acelerar a recuperação de valores transferidos em fraudes.

Outra novidade implementada no Pix desde 1º de abril é a diferenciação de comprovantes. Agora, os comprovantes de agendamento devem conter o termo "Agendamento Pix" e um ícone de calendário com relógio, enquanto os pagamentos concluídos trarão um ícone de check. A obrigatoriedade, aplicada a todos os bancos, tem como objetivo combater golpes que envolvem o uso de comprovantes falsos de transações agendadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias