Estado busca parceria com Google para uso de IA em saúde, educação e agro
Governador Eduardo Riedel participa de reunião com a gigante de tecnologia para alinhar os próximos passos
Durante o leilão na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), em São Paulo nesta quinta-feira (4), o governador Eduardo Riedel (PP) revelou planos para uma parceria estratégica entre o Governo do Estado e o Google, com foco no uso de tecnologia e IA (inteligência artificial) em áreas como educação, saúde e agropecuária.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Governo de Mato Grosso do Sul planeja estabelecer parceria estratégica com o Google para implementar soluções de inteligência artificial nas áreas de educação, saúde e agropecuária. O acordo, previsto para ser formalizado em janeiro de 2026, visa modernizar o setor público estadual. A iniciativa segue modelo similar ao adotado no Paraná, onde o Google Cloud já oferece soluções como autobiometria facial para CNH e aplicativos educacionais. O governador Eduardo Riedel destaca que a parceria promoverá inovação tanto no serviço público quanto em empresas privadas do estado.
O acordo está sendo estruturado para fortalecer a presença da gigante de tecnologia no estado e promete trazer soluções inovadoras para diversas áreas do serviço público estadual.
- Leia Também
- Leilão do HR marca início de modelo que vai “mudar a cara da saúde”, diz Riedel
- Riedel vai à B3 para acompanhar leilão do Hospital Regional
Riedel não detalhou os projetos, mas afirmou que o Estado assinará um convênio com o Google no final de janeiro de 2026, que marcará o início de uma série de iniciativas voltadas à modernização e eficiência do setor público, incluindo soluções de IA para o governo e parcerias privadas.
“A Google, como uma empresa de excelência global em tecnologia, estará presente no Mato Grosso do Sul, com soluções para a educação, saúde e também no agro, trabalhando com empresas privadas. Vamos ter uma reunião de alinhamento e, no final de janeiro, um evento para formalizar a parceria e iniciar os trabalhos”, afirmou o governador ao Campo Grande News.
Embora os detalhes ainda estejam sendo alinhados, as iniciativas de IA e tecnologia previstas para o Estado seguem uma linha de inovação que já foi adotada por outros estados, como o Paraná, onde o Google também firmou uma parceria para expandir o uso de tecnologia em diversas áreas do serviço público. Em especial, a utilização de soluções de IA tem se mostrado uma ferramenta importante na modernização da administração pública e na melhoria de serviços como educação e segurança.
Google Cloud - O modelo de parceria adotado no Paraná, por exemplo, serve como um referencial para o que está sendo negociado em Mato Grosso do Sul, com o governo estadual buscando adaptar as soluções do Google para as necessidades locais. O foco será no uso de IA para aprimorar a gestão pública, além de criar novas oportunidades no setor educacional e no agro.
O Google Cloud, plataforma que oferece soluções empresariais de IA e outras tecnologias avançadas, tem se mostrado uma aliada estratégica em diversos estados. No Paraná, o pacote de soluções já implementadas inclui ferramentas como autobiometria facial na Carteira Nacional de Habilitação e aplicativos para avaliar a fluência de alunos do ensino fundamental.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


