Enem dos professores terá 25 mil inscritos em MS no fim de semana
Em todo o Brasil, mais de 1 milhão se inscreveram na primeira Prova Nacional Docente
A PND (Prova Nacional Docente) será aplicada pela primeira vez neste domingo (26) em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, são 25.062 inscritos com a aplicação em sete municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prova Nacional Docente (PND) será realizada neste domingo em 750 cidades brasileiras, com 25.062 inscritos em Mato Grosso do Sul, distribuídos em sete municípios. O exame, que tem duração de cinco horas e meia, é destinado a estudantes concluintes de licenciatura e profissionais já formados. Com mais de 1 milhão de inscritos em todo o país, a PND integra o programa Mais Professores para o Brasil e visa estimular a realização de concursos públicos. A prova será composta por questões de formação geral e conteúdo específico, com resultados previstos para 10 de dezembro.
Ao todo, 1.086.914 pessoas se inscreveram para fazer o exame, que é voltado para estudantes concluintes de licenciaturas e para licenciados formados, que têm interesse em entrar no magistério da rede pública por meio de processos seletivos nos estados e municípios.
Apelidado de CNU (Concurso Nacional Unificado) dos Professores ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos Professores, o exame será aplicado no horário de Brasília, com abertura dos portões às 12h, fechamento dos portões às 13h e início da prova marcado para as 13h30. O término está previsto para as 19h.
Segundo o Ministério da Educação, a PND foi criada para estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino públicas do Brasil.
Locais de prova - Os inscritos poderão conferir o local de prova no cartão de confirmação de inscrição, que está disponível no Sistema PND. Apesar de não ser obrigatório, recomenda-se levar o documento no dia do exame.
Com duração de cinco horas e trinta minutos, a prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) das licenciaturas, que, desde a sua edição em 2024, foca nos cursos de formação docente.
De acordo com o edital da PND 2025, a prova será composta por duas partes: a primeira terá questões de formação geral e a segunda, conteúdo específico.
Mais professores - A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil e não é um concurso público, mas funciona como um processo independente do governo federal para contribuir na seleção de professores da educação básica pública.
A divulgação dos resultados individuais finais dos participantes da PND está prevista para 10 de dezembro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


