ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Bairro de ruas só com nome de santo celebra a "protetora dos olhos" neste sábado

Programação inclui santas missas, procissão luminosa e churrasco com a comunidade

Por Cassia Modena e Judson Marinho | 13/12/2025 16:12
Bairro de ruas só com nome de santo celebra a "protetora dos olhos" neste sábado
Devotos em frente à imagem de santa Luzia em paróquia (Foto: Marcos Maluf)

Moradores do Bairro Santa Luzia, em Campo Grande, celebram neste sábado (13) o dia de sua santa padroeira na paróquia da região, com programação religiosa que começou pela manhã e vai terminar com uma procissão de luzes após as 18h.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Bairro Santa Luzia, em Campo Grande, celebra neste sábado sua santa padroeira com programação religiosa que inclui missas, procissão luminosa e festividades. Uma peculiaridade do local é que todas as suas ruas possuem nomes de santos, condição estabelecida para a liberação do loteamento na época de sua fundação. A paróquia local, comandada pelo padre Vander Casemiro, possui uma relíquia de segundo grau da santa: um tecido que tocou seu corpo, trazido de Veneza, Itália. Santa Luzia, considerada padroeira da visão, é especialmente venerada por devotos com problemas oculares, tendo seu martírio marcado pela retirada de seus olhos.

Maurílio Antônio Ribeiro, 67, é um dos devotos que sabe de uma curiosidade sobre a história do bairro e a santa Luzia. Ele mora lá desde 1976.

"Todas as ruas são nomes de santo e santa. Interessante, né? Disseram que se não fosse para colocar o nome de santos, então não loteava, não liberava o loteamento. Aí o prefeito da época concordou, loteou e deixaram cinco terrenos para a igreja de Santa Luzia", conta.

Bairro de ruas só com nome de santo celebra a "protetora dos olhos" neste sábado
Arcepispo emérito Dom Vittorio Pavanello próximo de devota durante missa (Foto: Marcos Maluf)

O fiel acredita que a maior parte dos moradores é católica e compartilha da devoção. "Sempre foi especial essa data, muito aguardada por todos nós que participamos na igreja. Se pode, a gente procura nem trabalhar no dia. Participa, atende as pessoas que vêm visitar todo dia. É gente entrando o dia todo. É a data da santa dos nossos olhos, precisamos valorizar", finaliza.

Protetora dos olhos - O padre Vander Casemiro, 38, comanda a paróquia há dois anos. Ele explica por que santa Luzia é uma divindade associada à visão.

"Sua morte é bastante trágica. Primeiro, seus olhos foram arrancados, depois recebeu milagrosamente olhos ainda mais belos, mais atrativos. Ela não cedia à pressão do governo daquela época, então teve a sua cabeça apedrejada e decepada. Seu corpo é preservado e está intacto até hoje", relata.

Bairro de ruas só com nome de santo celebra a "protetora dos olhos" neste sábado
O padre Vander Casemiro, que coordena a paróquia há dois anos (Foto: Marcos Maluf)

Assim, a santidade passou a ser clamada quando alguém tem um problema na visão. O próprio nome que ela recebeu remete à luz necessária para enxergar. "É a padroeira da visão. Já identificou-se vários milagres, não só no campo ocular e na cura da cegueira, mas também outros com a interseção de Santa Luzia", fala o padre.

Relíquia - A igreja tem uma relíquia da santa que pode ser acessada por devotos. "É um tecido que foi tocado no corpo de santa Luzia e veio diretamente de Veneza, na Itália, onde está o corpo dela", explica Vander.

O religioso explica que, nesse caso, é considerada uma relíquia de segundo grau, mas nem por isso deixa de promover milagres nas vidas de quem crê.

Bairro de ruas só com nome de santo celebra a "protetora dos olhos" neste sábado
Os nomes das ruas do Bairro Santa Luzia (Imagem: Reprodução/Google Maps)

Programação - As atividades começaram às 7h com uma santa missa, seguiram com alvorada festiva e conclusão do ano catequético (8h), bênção dos objetos de piedade e santa missa e abertura da praça de alimentação (9h) e santa missa com o arcebispo emérito Dom Vittorio Pavanello, para idosos e enfermos (15h).

A santa missa da noite, com procissão luminosa, começa às 18h. A celebração seguirá amanhã com churrasco de Santa Luzia, a partir das 11h30. Convites são vendidos a R$ 45 na secretaria da igreja.

A paróquia Santa Luzia fica na Rua Santa Madalena, 296.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.