Guia mostra caverna com “luz divina" no Abismo Anhumas
Paisagem sul-mato-grossense é surreal e só recebe iluminação natural por três meses no ano
O guia de turismo Maycon Portilho mostrou o início da temporada de luzes no abismo Anhumas, em Bonito. O lugar só recebe a iluminação do sol desta forma apenas durante três meses no ano. O momento é chamado de “luz divina”. O lago subterrâneo tem cerca de 72 metros de profundidade e por lá é possível além de contemplar, também fazer mergulhos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Há 10 anos como guia, Maycon conta que nunca se acostumou com o vista e que nunca há dias iguais por lá. “Todos os dias a natureza surpreende, é uma força tão grande que toca na alma. É difícil de entender pq a natureza é grandiosa demais. Eu sempre digo que precisamos sentir na alma essa grandeza toda”.
Mas afinal, porque só tem luz por três meses? Por ser um ambiente fechado, a entrada de luz solar depende exclusivamente do ângulo do Sol ao longo do ano. A caverna tem uma única abertura vertical, estreita e profunda. Durante a maior parte do ano, o Sol não “encaixa” no ângulo certo para iluminar o interior.
A paisagem surreal geralmente acontece entre o fim da primavera e o verão, quando o posicionamento do Sol permite que os raios entrem de forma direta e alcancem o lago lá embaixo.
Apesar disso, há passeios lá embaixo o ano todo. “Nesse período a caverna chama atenção por conta da luz, mas o ano todo ela é aberta. Ainda que não tenha a luz direta fora desse período, o cenário é sensacional. Chamam de Luz Divina porque é lindo demais, é uma expressão”.
Lá embaixo, há três atividades possíveis. Uma delas é a flutuação, para quem não mergulha; a segunda é a contemplação e a terceira é o mergulho com cilindro (batismo para quem não tem curso de mergulho: básico e avançado), permitido até 8 metros. Após essa profundidade apenas pessoas certificadas podem desbravar a lagoa do Abismo.
O ambiente é frágil, fechado e permanentemente monitorado, com número diário de visitantes limitado justamente para evitar impacto ambiental.
"A operação inicia às 7 da manhã até às 13:00 máximo 50 pessoas por dia. o passeio com Maycon começa às 8h e vai até o 12h. Ao todo podem ser grupos de 8 pessoas em cada atividade dentro da caverna".
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.




