ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Infovia Digital: Campo Grande já tem 98% de fibra óptica implantada

Parque do Sol, Praça do Peixe, Bosque da Paz, Recanto dos Pássaros e Praça da Bolívia receberão o serviço

Izabela Cavalcanti | 08/08/2023 07:13
Técnico instalando fibra óptica em município de Mato Grosso do Sul (Foto: Edemir Rodrigues)
Técnico instalando fibra óptica em município de Mato Grosso do Sul (Foto: Edemir Rodrigues)

A Infovia Digital está em fase de conclusão em Campo Grande, faltando apenas oito pontos de conexão, que estarão disponíveis até o início de setembro. Ao todo, já foram implantados 98% de fibra óptica.

Já foram lançados 458 quilômetros de cabo de rede de fibra óptica, equivalente à distância entre as cidades do Rio de Janeiro a São Paulo.

Em Campo Grande, as praças públicas que receberão o serviço são: Parque do Sol, Praça do Peixe, Praça Bosque da Paz, Praça Recanto dos Pássaros e Praça República da Bolívia.

A travessia de Campo Grande a Sidrolândia também está pronta, com expectativa de ser concluída em um mês, assim que forem autorizadas as instalações nas praças Tancredo Neves, no Bairro São Bento; Praça Ivo Coltro, na Vila Carinhosa; e Praça José Osiro, no Bairro Pindorama, em Sidrolândia.

A expansão da rede nas cidades do interior já teve início. A travessia em Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante e Dourados está prevista para chegar até final do ano.

A meta é levar tecnologia de ponta e conectividade nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, no qual, cada unidade administrativa do governo receberá um ponto de conexão, além de conectar 129 praças públicas em todas as cidades, com serviços de vídeo monitoramento e internet gratuitos.

A implantação da Infovia Digital deverá estar totalmente concluída até dezembro de 2024. Serão no total 6.950 quilômetros de rede de fibra óptica e instalação de 15.000 ramais de telefonia.

As polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros também contarão com a estrutura física realizada pela Infovia Digital, por meio do CCM (Centro de Controle e Monitoramento). A expectativa é que esteja pronto até o dia 20 de agosto.

Centro de Operações - Para a entrega do COR (Centro de Operações de Rede) ainda faltam pintura, acabamento e adequação visual. O prédio terá forte esquema de segurança física e tecnológica, com controle de acesso por meio de reconhecimento facial.

Tanques de diesel com aterramento, sistema contra incêndio e arrefecimento, geradores de alta potência e áreas administrativas que contam com recepção, banheiros, copa, lavanderia, sala de reuniões, salas técnicas, salas de suporte e sala de gestão formam a estrutura física que centralizará as operações da Infovia Digital.

Além disso, o Centro é formado por uma sala com painéis que monitoram os sistemas de automação, sendo possível acompanhar, em tempo real, o funcionamento da rede de fibra óptica pelos sistemas de dados, indicadores de temperatura, medições, alarmes e zoom que irão cobrir todo o Estado.

Cada painel contará com ferramentas de controle dos sistemas de uso do data center, durante 24 horas por dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias