ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

MEC divulga lista de selecionados do Sisu 2026; MS tem 6,4 mil vagas

Candidatos podem acessar dados no site do programa, que neste ano aceitou provas das 3 últimas edições do Enem

Por Maristela Brunetto | 29/01/2026 06:38
MEC divulga lista de selecionados do Sisu 2026; MS tem 6,4 mil vagas
Estudantes na chegada para provas do Enem, em dezembro, na Capital (Foto: Arquivo)

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira (29) o resultado do SISU (Sistema de Seleção Unificada) 2026, que reúne vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, que oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições. Em Mato Grosso do Sul, são 6,4 mil vagas, com destaque para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que lidera a oferta com 3.233 oportunidades.Os estudantes não convocados na primeira chamada podem se inscrever na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, enquanto as matrículas para os aprovados começam em 2 de fevereiro. O Sisu 2026 permite o uso das notas das três últimas edições do Enem, garantindo a melhor média para cada candidato. Além disso, o MEC encerra as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e anuncia o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nesta edição, foram ofertadas 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições. A consulta pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mediante login com a conta Gov.br. O sistema disponibiliza duas listas: a de candidatos selecionados e a com orientações e prazos para adesão à lista de espera.

Os estudantes que não foram convocados na primeira chamada podem manifestar interesse na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, diretamente no portal. Já os aprovados devem ficar atentos ao calendário: o período de matrícula começa no dia 2 de fevereiro. A convocação dos candidatos da lista de espera está prevista para 11 de fevereiro.

Uma das principais novidades do Sisu 2026 foi a possibilidade de utilizar as três últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)— 2023, 2024 e 2025. O sistema considerou automaticamente a nota mais vantajosa para cada candidato. Assim, se a melhor média ponderada foi obtida, por exemplo, em 2024, foi essa pontuação que passou a valer para a disputa pelas vagas.

Durante o período de inscrições, os participantes puderam acompanhar a classificação parcial e as notas de corte dos cursos. No último dia, os índices se mantiveram estáveis e, em algumas graduações, houve até redução da pontuação mínima exigida.

Em Mato Grosso do Sul, são 6,4 mil vagas disponíveis pelo Sisu 2026. Do total, 4.190 são ofertadas por universidades federais, 960 pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e 1.284 pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) lidera a oferta no Estado, com 3.233 vagas. A UEMS disponibiliza 1.284 oportunidades, com destaque para os cursos de Pedagogia, Enfermagem, Agronomia e Direito. Já a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) oferece 957 vagas, sendo Medicina e Psicologia os cursos com maior número de oportunidades, com 40 vagas cada.

Prouni e Fies - Além do Sisu, o MEC também encerra nesta quinta-feira, às 23h59, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições privadas. Ao todo, são 594.519 bolsas disponíveis, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais.

Outra alternativa é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que permite o financiamento das mensalidades em faculdades particulares, com início do pagamento após a conclusão do curso e parcelas proporcionais à renda do estudante. As inscrições para o Fies do primeiro semestre de 2026 ocorrem entre 3 e 6 de fevereiro.