MS é o único estado do Centro-Oeste a receber ampliação de banda larga fixa
Os investimentos serão aplicados na expansão da rede de fibra óptica, redes de acesso e tecnologia 4G e 5G
Mato Grosso do Sul é o único estado do Centro-Oeste que receberá a ampliação da cobertura de banda larga fixa. O Projeto Expansão de Redes, realizado pelo Ministério das Comunicações em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), vai levar conectividade a 552 municípios de 17 estados brasileiros.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul será o único estado do Centro-Oeste beneficiado pelo Projeto Expansão de Redes, iniciativa do Ministério das Comunicações e do BNDES. O projeto visa ampliar a cobertura de banda larga fixa em 552 municípios de 17 estados, incluindo MS, levando conectividade a 767 mil lares. O investimento total será de R$ 1,4 bilhão, proveniente do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). O objetivo é expandir a infraestrutura de fibra óptica, redes de acesso e tecnologias 4G e 5G, levando internet a localidades ainda desassistidas. O Ministério das Comunicações busca, com essa iniciativa, promover a inclusão digital em todo o país. Apesar da confirmação da participação de Mato Grosso do Sul, o número de municípios contemplados no estado ainda não foi divulgado. Atualmente, 11 municípios sul-mato-grossenses já contam com antenas 5G, segundo dados da Anatel.
Outros estados contemplados foram: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao todo, 767 mil lares serão beneficiados.
- Leia Também
- 5G está liberado em todo o Estado, mas só 11 municípios têm antenas compatíveis
- Presente no Centro da Capital, 5G não está na maioria dos bairros
O investimento será de R$ 1,4 bilhão, com recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), e servirá para a expansão da rede de fibra óptica, redes de acesso nas cidades e tecnologias 4G e 5G.
“Ainda temos locais desassistidos e estamos trabalhando nesse projeto para melhorar a infraestrutura e alcançar nossa meta de inclusão digital de todos os brasileiros”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
O Campo Grande News entrou em contato com o Ministério das Comunicações para saber quantos municípios serão contemplados em Mato Grosso do Sul, mas ainda não houve retorno.
Conforme dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até junho, pelo menos 11 municípios de MS contavam com antenas 5G.
Campo Grande tem 272 estações; Dourados, 24; Três Lagoas, 14; Ponta Porã, 8; Aquidauana, Paranaíba, São Gabriel do Oeste, 3 cada; Naviraí, 2; Corumbá, Ivinhema e Maracaju, com 1 estação em cada. Esses estão com o 5G standalone na faixa de 3,5 GHz.
Os dados se referem a antenas já licenciadas, mas não quer dizer que estejam funcionando. As operadoras têm até 2030 para expandir a rede.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.