Capital abre edital para startups e lança chamadas para mentores
Edital é voltado a negócios em fase inicial que buscam estrutura para crescer
O Parktec CG (Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande) lançou na terça-feira (1º) o primeiro edital de incubação para startups de base tecnológica, além de duas chamadas públicas voltadas a instituições de ensino e mentores.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande (Parktec CG) lançou seu primeiro edital de incubação para startups de base tecnológica. O programa oferece infraestrutura, suporte técnico e mentorias gratuitas, visando impulsionar negócios em estágio inicial. A iniciativa busca conectar empresas inovadoras com universidades, setor privado e poder público. Além do edital, o Parktec CG lançou o Programa Conexões, incentivando a colaboração entre instituições de ensino, empresas e o parque tecnológico. Também foi lançado o Programa Mentores, para profissionais que desejam contribuir voluntariamente com as startups incubadas. As iniciativas são financiadas pelo programa federal Pro-Cidades, com investimento de R$ 33 milhões para a construção de um complexo que integrará cultura, tecnologia e inovação.
O edital, publicado no Diário Oficial de Campo Grande, é voltado a negócios em fase inicial que buscam estrutura para crescer. O Programa de Residentes oferece gratuitamente infraestrutura física, suporte técnico, mentorias e um ambiente de conexão com universidades, setor privado e poder público.
“Queremos atrair empresas inovadoras que estejam prontas para dar o próximo salto, oferecendo apoio técnico e institucional”, afirma a diretora executiva do Parktec CG, Adriana Tozzetti.
Além da incubação, o Parktec CG lançou o Programa Conexões, uma chamada aberta para universidades, faculdades, empresas e instituições que queiram atuar em rede e desenvolver projetos junto ao parque. A diretora da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, Jislaine Guilhermino, destaca a importância da iniciativa. “Essa colaboração amplia a presença da Fiocruz no território e aproxima a ciência das necessidades reais da população”, afirmou.
O terceiro eixo da iniciativa é o Programa Mentores, voltado para profissionais que desejam atuar de forma voluntária, compartilhando conhecimento com startups incubadas.
As ações fazem parte de um projeto maior financiado com recursos do Pro-Cidades, do Governo Federal, que destina R$ 33 milhões à criação de um complexo de cultura, tecnologia e inovação. O espaço contará com salas de dança, música, auditório, espaços expositivos, a nova sede da ARCA e áreas dedicadas ao Parktec CG, como laboratórios, coworking, auditório e incubadora. As obras do setor cultural já começaram, e as demais áreas devem ser iniciadas ainda neste ano.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.