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Educação e Tecnologia

Representante do MEC vai visitar obras retomadas em 3 bairros da Capital

Prefeita Adriane Lopes garantiu que vai discutir, ainda, a retomada de outras 6 obras que estão paradas

Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta | 13/11/2024 12:10
Emei do Jardim São Conrado que foi retomada com previsão de inauguração em janeiro (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Emei do Jardim São Conrado que foi retomada com previsão de inauguração em janeiro (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Em visita a Campo Grande, a presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Fernanda Pacobahyba, participará, ao lado da prefeita Adriane Lopes (PP), de uma série de vistorias em unidades escolares que tiveram suas obras retomadas. O objetivo é conferir de perto o andamento de projetos que estavam paralisados há anos, mas foram reiniciadas após articulações entre a prefeitura e o governo federal.

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A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, visitou Campo Grande para inspecionar escolas com obras retomadas, incluindo três Emeis: São Conrado, com previsão de inauguração em janeiro, Jardim Inápolis, já entregue, e Bairro Popular, com licitação concluída. As obras, paralisadas por anos, foram retomadas após articulações da prefeitura com o governo federal. A prefeita Adriane Lopes destacou o esforço da gestão municipal em destravar obras paradas, realizando diversas visitas ao Ministério da Educação para buscar recursos e finalizar projetos. As autoridades também discutiram a retomada de outras obras de escolas de educação infantil na cidade, visando atender a crescente demanda por vagas.

Entre as unidades visitadas estão três escolas de educação infantil: a Emei do Bairro Popular, que teve as obras licitadas ontem (12), a Emei São Conrado, com previsão de inauguração em janeiro, e a Emei Jardim Inápolis, entregue antes das eleições. Todas enfrentaram longos anos de abandono e se beneficiaram das negociações entre a prefeitura e o Ministério da Educação para que fossem finalmente concluídas.

A prefeita Adriane Lopes destacou o empenho da gestão municipal em destravar um total de obras paradas na cidade, resultando de mais de cinco visitas ao Ministério da Educação em Brasília. Segundo ela, a articulação com o MEC permitiu um avanço significativo na retomada de projetos que estavam paralisados há cerca de 20 anos.

Prefeita Adriane Lopes durante discurso no evento realizado no IFMS (Foto: Osmar Veiga)
Prefeita Adriane Lopes durante discurso no evento realizado no IFMS (Foto: Osmar Veiga)

“Nossa cidade sai na frente na educação, recebendo o ministro e a secretária nacional, que acompanham o destravamento dessas obras. Em Campo Grande fui a prefeita que mais visitou o Ministério da Educação em Brasília, foram mais de cinco visitas e agora encontramos a secretária nacional do MEC e ela reconhece o quanto nós fomos em busca dos destravamento dessas obras paradas há mais de 18 ano ou 20 anos”, comentou Adriane.

Além da vistoria, a presença das autoridades na Capital também é uma oportunidade para novos diálogos. A prefeita Adriane Lopes afirmou que solicitará ao ministro e à presidente do FNDE apoio para retomar outras obras em unidades de educação infantil, ainda pendentes na capital. Entre elas, estão a Escola da Vila Natália e as Emeis dos bairros Nashville, Serraville, Colorado, Moreninha 2 e Talismã. Essas unidades, segundo a prefeitura, são essenciais para atender a crescente demanda de vagas na educação infantil e básica de Campo Grande, mas enfrentaram atrasos devido a entraves burocráticos e falta de recursos durante gestões anteriores.

“Esse conjunto que vamos visitar já foi dada prioridade total em Mato Grosso do Sul e, chegando a documentação no FNDE, vamos analisar de pronto para concluir e também fazer coisas novas. Além disso, têm obras novas do novo PAC e muitas outras coisas boas para vir pra cá, já tem muita coisa acontecendo. Essas obras estavam paradas desde 2007, já concluímos várias no Brasil todo e Mato Grosso do Sul não poderia ficar de fora”, frisou Fernanda Pacobahyba, representante do FNDE.

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