Para leitores, ficar sem celular na escola afetou até no comportamento em casa
Lei n° 15.100/2025 busca equilibrar uso das tecnologias em sala e promover um ambiente escolar mais saúdavel

O uso do celular nas escolas públicas e privadas passou a ser proibido este ano. Quando questionados pela enquete do Campo Grande News se as crianças mudaram o comportamento em casa com essa restrição nas escolas, 56% dos leitores votaram que sim. Outros 44% afirmaram que essa mudança não afetou o jeito que as crianças são em casa.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O uso de celulares em escolas públicas e privadas foi proibido, afetando o comportamento de crianças em casa, segundo 56% dos leitores. A lei permite o uso para fins pedagógicos e comunicação com a família, mas cada escola define suas regras. A restrição visa melhorar a interação social e habilidades emocionais, com base em estudos que mostram impacto negativo da tecnologia no desempenho acadêmico. Em caso de desobediência, há advertências e recolhimento do aparelho.
Para a leitora Célia dos Santos Rodrigues, não houve nenhuma mudança drástica com essa nova lei. "Para o meu filho, normal, porque nunca deixei ele levar celular para escola", relata a mãe na rede social do Jornal. A lei sancionada não torna proibido levar o celular para escola, apenas impede o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica.
Para comunicação com a família, a lei não determina como seria feita. Cada instituição pode definir se o estudante pode usar o celular para falar com os responsáveis ou se essa comunicação deve ser feita apenas com a escola. Como também as formas específicas de aplicação dessa restrição, adaptando as regras à sua realidade, porém respeitando a lei.
De acordo com o texto, o celular pode ser usado em sala de aula para fins pedagógicos ou didáticos, com a orientação dos professores. Além disso, o uso dos dispositivos também é permitido para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.
Cesar Kobayashi comentou como essa restrição afetou seu filho. "Sim, ficou mais viciado em casa agora". Um dos objetivos dessa medida são os ganhos para a interação social e habilidades emocionais de crianças e adolescentes. Segundo o Relatório de Monitoramento Global da Educação pela Unesco, realizado em 2023, um em cada quatro países já possui algum tipo de proibição quanto ao uso de telas no ambiente escolar. Pontos da pesquisa apontam que há uma relação negativa entre o uso da tecnologia e o desempenho acadêmico dos estudantes.
Em caso de desobediência, os estudantes poderão receber uma advertência verbal, ter ocorrência registrada na escola com comunicação aos responsáveis e ter o aparelho recolhido. Entenda mais sobre as regras dessa nova resolução que proíbe celulares nas escolas na matéria do Campo Grande News. Confira aqui.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.