ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

CBF muda calendário e reduz jogos da Série A e cria novas competições

Entidade anunciou volta da Copa Centro-Oeste, implementação de fair play e impedimento semiautomático

Por Ketlen Gomes | 01/10/2025 12:32
CBF muda calendário e reduz jogos da Série A e cria novas competições
Presidente Samir Xaud anuncia uma série de mudanças na CBF, entre campeonato e fair play. (Foto: Rafael RIbeiro/CBF)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou, na manhã desta quarta-feira (3), uma série de mudanças na gestão do futebol nacional. Entre elas estão as alterações no calendário das competições masculinas, os avanços dos estudos do fair play financeiro, a inauguração de centros de desenvolvimento do futebol e a implementação do impedimento semiautomático.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A CBF anunciou importantes mudanças no futebol brasileiro, incluindo alterações no calendário das competições masculinas. O Brasileirão Série A será disputado de janeiro a dezembro, e os estaduais terão no máximo 11 datas. A Copa do Brasil terá mais participantes, e sua final será em jogo único, em campo neutro. Entre outras novidades estão a criação das Copas Centro-Oeste e Sul-Sudeste, a implementação do impedimento semiautomático em 2026 e avanços nos estudos do fair play financeiro. A entidade também planeja inaugurar centros de desenvolvimento do futebol em diversos estados, visando fomentar as categorias de base.

O presidente da entidade, Samir Xaud, destacou que a mudança no calendário do futebol masculino nacional era uma de suas prioridades de gestão e apresentou o diretor de competições, Julio Avellar, responsável por detalhar as novidades.

O Brasileirão Série A passará a ser disputado de janeiro a dezembro, com pausa apenas durante a Copa do Mundo. Já os campeonatos estaduais terão, no máximo, 11 datas no calendário nacional, permanecendo concentrados entre janeiro e março.

O diretor de competições também anunciou a volta da Copa Centro-Oeste e a criação da Copa Sul-Sudeste. A Copa Sul-Sudeste terá 10 datas e contará com 12 clubes participantes. No entanto, os times que estiverem em competições da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) não poderão disputar o torneio, que garantirá vaga na 3ª fase da Copa do Brasil. Não foram divulgados mais detalhes sobre a Copa Centro-Oeste.

A Copa do Brasil, já consolidada no calendário nacional, também sofreu alterações. A partir do próximo ano, os clubes da Série A entrarão apenas na 5ª fase, o que reduzirá de uma a três partidas do calendário dessas equipes. O número de participantes também será ampliado, passando de 92 para 126 no ano que vem e 128 em 2027. Outra mudança será na final da Copa do Brasil, que passará a ser decidida em jogo único, em campo neutro.

“Demos o primeiro passo na redução do excesso de jogos para clubes da Série A e, ao mesmo tempo, vamos promover mais oportunidades para federações e clubes em competições nacionais, democratizando o futebol brasileiro. Times que passavam meses inativos, após seus estaduais, agora terão mais competições nacionais para jogar”, disse Julio Avellar.

CBF muda calendário e reduz jogos da Série A e cria novas competições
Novo calendário do futebol masculino altera datas do Brasileirão, estaduais e outros campeonatos. (Foto: Rafael RIbeiro/CBF)

Segundo a CBF, as alterações visam a dar mais racionalidade e equilíbrio ao calendário do futebol masculino, com a ampliação do número de jogos na base da pirâmide e a redução da carga de partidas para os clubes da Série A. As Séries C e D também terão mudanças.

A Série C ganhará quatro vagas em 2027 e 2028. Nos dois primeiros anos, apenas dois clubes serão rebaixados e, com isso, em 2028 o torneio terá 28 participantes. O formato será ajustado e a competição também dará vaga na 3ª fase da Copa do Brasil.

Já a Série D terá ampliação imediata, com a inclusão de 32 clubes em 2026, totalizando 96 participantes e mantendo a proporção de acessos. Seis clubes subirão para a Série C e o torneio igualmente garantirá vaga na 3ª fase da Copa do Brasil.

A Série B terá início em 21 de março e término em 28 de novembro, ampliando a duração do campeonato e o período de descanso para jogadores. Em 2026, porém, o formato atual será mantido, com início duas semanas após o fim dos estaduais. Também foram anunciadas mudanças em competições regionais, incluindo novo formato da Copa Verde, retomada da Copa Norte e criação das Copas Centro-Oeste e Sul-Sudeste.

Com o novo modelo, a entidade projeta reduzir em até 15% o número de partidas por temporada dos clubes da Série A, aumentar em 26% o número de times em divisões nacionais, criar 82 novas vagas em torneios organizados pela CBF, ampliar o investimento em competições para R$ 1,3 bilhão, elevar em 11% o total de jogos sob sua organização e assegurar a participação das 27 federações estaduais em torneios regionais.

Além do calendário, outras medidas foram anunciadas. Entre elas está o fair play financeiro, que, segundo Samir Xaud, já tem estudos avançados.

“Os estudos para o fair play financeiro estão em estágio avançado e em novembro vamos anunciar as regras do novo sistema de sustentabilidade financeira do futebol brasileiro. Um passo essencial para garantir mais equilíbrio e responsabilidade na gestão dos clubes”, disse o presidente, que defendeu a criação de um ecossistema sustentável, com controle de gastos, redução de dívidas e um ambiente mais saudável para o futebol.

CBF muda calendário e reduz jogos da Série A e cria novas competições

Xaud também informou que estão em andamento as inaugurações de centros de desenvolvimento em todo o país. Nos últimos meses, a CBF esteve no Tocantins, em Rondônia, no Amapá, em Sergipe e em Santa Catarina. Até o fim do ano, os centros do Espírito Santo e do Piauí também serão inaugurados, com o objetivo de fomentar o futebol de base e impactar toda a cadeia produtiva do esporte.

Outro anúncio foi sobre o uso do impedimento semiautomático, previsto para ser implementado nas competições já em 2026. A entidade informou que três encontros de treinamento com árbitros foram realizados em diferentes estados para preparar a arbitragem para a nova tecnologia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.