De Campo Grande, Márcia Verruck fala da estreia no Mundial de Canoagem
Atleta terá duplo desafio na equipe alemã: vai competir na Elite, sem limite de idade, e na categoria 50+

O local, a Praia de São Francisco, em Niterói (RJ)! É onde será disputado o maior evento de canoagem polinésia do mundo, que começa neste fim de semana e se estenderá até a próxima quarta-feira, 20, com 819 atletas de 26 países, incluindo a Alemanha, que terá duas atletas nascidas no Brasil. Uma delas é Márcia Verruck, natural de Três Passos, no Rio Grande do Sul, e criada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Com a experiencia de quem rema há 8 anos no mar de Santa Catarina, Márcia Verruck terá duplo desafio pela seleção da Alemanha. Ela vai competir na Elite, sem limite de idade, e na categoria 50+. Já treinando com toda a equipe alemã no palco do Mundial desde a última quarta-feira, 14, Márcia Verruck vai estrear neste sábado pela equipe 50+, com largada às 6h40 (no horário de Mato Grosso do Sul) e percurso de 24 km.
“Os treinos foram muito bons, apesar da gente ter um vento muito forte nesses últimos dias em Niterói, mas são as condições que muito provavelmente a gente vai enfrentar durante a prova. É possível que a gente pegue uma condição ainda pior, ventos ainda mais fortes e mar mais agitado, mas, enfim, como não tivemos um longo trabalho em grupo, temos a expectativa do que cada atleta pode render. Não temos a expectativa de pódio, mas sim de entrar na prova, fazer o nosso melhor e sair feliz com o nosso resultado”, disse Márcia Verruck ao Campo Grande News.
A competição terá a abertura oficial nesta sexta-feira, às 18h (no horário de Mato Grosso do Sul), com a largada das provas neste sábado a partir das 6h (MS), nos percursos de 8 km, 16 km e 24 km, envolvendo a Baía de Guanabara, passando pela Praia de Piratininga e retornando a São Francisco. Durante o Campeonato Mundial, o público poderá aproveitar uma estrutura completa na praia de São Francisco com praça de alimentação, feira de expositores, atividades culturais e shows durante toda a semana do evento. A entrada é gratuita.
Além dos alemães e dos brasileiros, o Campeonato Mundial promovido pela Federação Internacional de Va’a (IVF) e Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA) reúne atletas da Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Fiji, França, Futuna & Wallis, Grã-Bretanha, Havaí, Hong Kong, Ilhas Cook, Ilhas Norfolk, Itália, México, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Rapa Nui, Samoa Americana e Tahiti.
O Brasil chega ao Mundial com força e nomes de destaque. Entre os atletas confirmados estão Luan dos Reis (na categoria V1 Júnior 16), Kaique Passos (V1 Júnior 19), Mauro Fernandes (V1 Master 50) e as equipes brasileiras V6 nas categorias Júnior 19, Master 40 e Master 50. No feminino, as apostas são Luana Vitorazo (V1 Open), Nina Peres (V1 Júnior 19), Marta Terra (V1 Master 50) e a equipe V6 Master 40. As provas do Mundial serão transmitidas ao vivo, com acompanhamento no canal oficial da Confederação Brasileira de Va’a no YouTube.