ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

De Campo Grande, Márcia Verruck fala da estreia no Mundial de Canoagem

Atleta terá duplo desafio na equipe alemã: vai competir na Elite, sem limite de idade, e na categoria 50+

Por Paulo Nonato de Souza | 15/08/2025 14:08
De Campo Grande, Márcia Verruck fala da estreia no Mundial de Canoagem
O time alemão 50+ nesta sexta-feira em Niterói: Da direita para a esquerda, Juliana Holzhousen, Márcia Verruck, Tanja Keller, Agnes Matulla, Maren Rutz e Andrea Schwiser (Foto: Divulgação)

O local, a Praia de São Francisco, em Niterói (RJ)! É onde será disputado o maior evento de canoagem polinésia do mundo, que começa neste fim de semana e se estenderá até a próxima quarta-feira, 20, com 819 atletas de 26 países, incluindo a Alemanha, que terá duas atletas nascidas no Brasil. Uma delas é Márcia Verruck, natural de Três Passos, no Rio Grande do Sul, e criada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A sul-mato-grossense Márcia Verruck estreia neste sábado no Mundial de Canoagem Polinésia, representando a Alemanha. O evento, que acontece na Praia de São Francisco, em Niterói (RJ), reúne 819 atletas de 26 países e segue até quarta-feira. Verruck, com oito anos de experiência remando em Santa Catarina, competirá nas categorias Elite e 50+.Apesar dos fortes ventos durante os treinos, a equipe alemã está preparada para as provas. A atleta afirma que o objetivo não é o pódio, mas sim realizar uma boa performance e concluir a competição satisfeita. O Mundial terá percursos de 8 km, 16 km e 24 km na Baía de Guanabara. O público poderá acompanhar as provas gratuitamente e aproveitar atrações na praia. O Brasil também conta com atletas de destaque em diversas categorias.

Com a experiencia de quem rema há 8 anos no mar de Santa Catarina, Márcia Verruck terá duplo desafio pela seleção da Alemanha. Ela vai competir na Elite, sem limite de idade, e na categoria 50+. Já treinando com toda a equipe alemã no palco do Mundial desde a última quarta-feira, 14, Márcia Verruck vai estrear neste sábado pela equipe 50+, com largada às 6h40 (no horário de Mato Grosso do Sul) e percurso de 24 km.

“Os treinos foram muito bons, apesar da gente ter um vento muito forte nesses últimos dias em Niterói, mas são as condições que muito provavelmente a gente vai enfrentar durante a prova. É possível que a gente pegue uma condição ainda pior, ventos ainda mais fortes e mar mais agitado, mas, enfim, como não tivemos um longo trabalho em grupo, temos a expectativa do que cada atleta pode render. Não temos a expectativa de pódio, mas sim de entrar na prova, fazer o nosso melhor e sair feliz com o nosso resultado”, disse Márcia Verruck ao Campo Grande News.

A competição terá a abertura oficial nesta sexta-feira, às 18h (no horário de Mato Grosso do Sul), com a largada das provas neste sábado a partir das 6h (MS), nos percursos de 8 km, 16 km e 24 km, envolvendo a Baía de Guanabara, passando pela Praia de Piratininga e retornando a São Francisco. Durante o Campeonato Mundial, o público poderá aproveitar uma estrutura completa na praia de São Francisco com praça de alimentação, feira de expositores, atividades culturais e shows durante toda a semana do evento. A entrada é gratuita.

Além dos alemães e dos brasileiros, o Campeonato Mundial promovido pela Federação Internacional de Va’a (IVF) e Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA) reúne atletas da Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Fiji, França, Futuna & Wallis, Grã-Bretanha, Havaí, Hong Kong, Ilhas Cook, Ilhas Norfolk, Itália, México, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Rapa Nui, Samoa Americana e Tahiti.

O Brasil chega ao Mundial com força e nomes de destaque. Entre os atletas confirmados estão Luan dos Reis (na categoria V1 Júnior 16), Kaique Passos (V1 Júnior 19), Mauro Fernandes (V1 Master 50) e as equipes brasileiras V6 nas categorias Júnior 19, Master 40 e Master 50. No feminino, as apostas são Luana Vitorazo (V1 Open), Nina Peres (V1 Júnior 19), Marta Terra (V1 Master 50) e a equipe V6 Master 40. As provas do Mundial serão transmitidas ao vivo, com acompanhamento no canal oficial da Confederação Brasileira de Va’a no YouTube.