ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

"Muito feliz e honrado", diz atleta de MS convocado para seleção de basquete

Natural de Campo Grande, o armador Pietro Melo disputará o Sul-Americano Sub-17 no Paraguai

Por Judson Marinho | 08/12/2025 17:32
"Muito feliz e honrado", diz atleta de MS convocado para seleção de basquete
Armador Pietro Melo em quadra com a camisa do Paulistano (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

O sul-mato-grossense Pietro Fonseca Melo, de 17 anos, foi convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-17 de basquete no Campeonato Sul-Americano da categoria, que começa nesta quarta-feira (10).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Pietro Fonseca Melo, jovem armador de 17 anos de Campo Grande, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 de basquete, que disputará o Campeonato Sul-Americano no Paraguai. O atleta, que atualmente joga pelo Club Athletico Paulistano, expressou felicidade e honra pela convocação, destacando o amadurecimento de seu jogo após a transferência para o clube paulista. Pietro acumula resultados expressivos, como a conquista do CBI Sub-17 e o vice-campeonato na LDB. A competição, que começa nesta quarta-feira (10), reúne oito países e oferece vagas para a Copa América Sub-18 de 2026. Pietro, que já se destacou em seleções de base, projeta conquistar o título sul-americano e garantir a vaga para a Copa América. O Brasil estreia contra o Chile, seguindo com jogos contra Venezuela e Paraguai. Todas as partidas serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da FIBA.

Ao Campo Grande News, Pietro descreveu a emoção de ver seu nome na lista final dos convocados. "Quando saiu a convocação eu fiquei muito feliz e honrado em poder fazer parte desse momento representando a seleção brasileira", disse o jogador.

A competição reúne oito países no COP (Centro de Treinamento Olímpico), no Paraguai, e vale vaga para a Copa América (FIBA AmeriCup Sub-18 de 2026).

A convocação é mais um marco na trajetória do atleta de Campo Grande, que atualmente está no Club Athletico Paulistano (SP), uma das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro. No fim do ano passado, Pietro se transferiu para o clube paulista e, desde então, evoluiu rapidamente, acumulando resultados expressivos.

O jovem armador vive uma temporada de destaque no Paulistano. Ele participou da conquista do CBI Sub-17, foi vice-campeão da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) com o clube. Pietro também fez sua estreia no NBB (Novo Basquete Brasil) em novembro, jogando contra Pinheiros (SP) e Osasco (SP).

“Sinto que ter vindo para o Paulistano me fez amadurecer meu jogo um pouco mais. Também pude participar da campanha na LDB, onde terminamos em segundo lugar. Todas as competições de base que disputei contribuiu para eu ter minutos no NBB”, destacou Pietro.

"Muito feliz e honrado", diz atleta de MS convocado para seleção de basquete
Arte de divulgação dos convocados com nome e foto de Pietro no centro (Ilustração: CBB)

Desempenho que chamou atenção - Em 2024, Pietro foi um dos destaques da Seleção durante a LDB, competição Sub-22 em que reforçou o Bauru Basket. Foi protagonista nas duas primeiras etapas do torneio, marcando 10 ou mais pontos em todas as sete partidas, com médias de 14,3 pontos, 4 assistências e 52% de aproveitamento nos arremessos de três.

Com presença frequente nas seleções de base Sub-15 em 2022 e Sub-18 em 2023, o armador volta a integrar o grupo de 12 atletas que agora disputará o Sul-Americano.

Perguntado sobre metas para o futuro, Pietro projeta realizações claras em sua carreira para a Seleção e no Paulistano.

“No Paulistano pretendo continuar trabalhando e conquistar meu espaço no time profissional. Na Seleção penso em ser campeão sul-americano e conquistar a vaga para a Copa América do ano que vem. E quero seguir nesse grupo para buscar a vaga para o Mundial de 2027”.

Seleção estreia nesta quarta-feira - O Brasil inicia sua campanha no Sul-Americano Sub-17 nesta quarta (10), às 16h30 (horário de MS), contra o Chile. Na quinta (11), no mesmo horário, enfrenta a Venezuela e fecha a primeira fase na sexta (12), às 19h, contra o anfitrião Paraguai.

Os três melhores do torneio garantem vaga na FIBA AmeriCup Sub-18 de 2026, principal competição da categoria no continente.

Todas as partidas terão transmissão ao vivo pelo YouTube da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).