Pantanal e Ivinhema ganham vagas destinadas a MS para Copa do Brasil e Série D
Em nota, a Federação de Futebol de MS confirmou o acréscimo dos times nas competições nacionais

Com base na diretriz para Atribuição de Vagas expedida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a FFMS (Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul) confirmou nesta terça-feira (7) que o Futebol Clube Pantanal SAF de Campo Grande e o Ivinhema Futebol Clube têm direito as vagas adicionais destinadas para o futebol do Estado e, portanto, estão classificados para as competições da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D de 2026.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) confirmou que as vagas adicionais para a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D de 2026 serão destinadas ao Futebol Clube Pantanal SAF e ao Ivinhema Futebol Clube. A decisão segue o Novo Calendário do Futebol Brasileiro, anunciado pela CBF em outubro de 2025, que visa ampliar a representatividade dos clubes e fortalecer o futebol em todas as regiões do país. As vagas serão definidas com base no desempenho esportivo no Campeonato Estadual de 2025, sem a realização de torneios seletivos. O Operário Futebol Clube, campeão estadual, já garantiu sua participação na Copa do Brasil e Série D. O Ivinhema, vice-campeão, também assegurou vagas em ambas as competições, enquanto o Pantanal, terceiro colocado, ganhou uma vaga na Copa do Brasil. A partir de 2026, uma nova competição estadual será criada para definir os classificados para as competições nacionais.
O acréscimo de vagas faz parte do Novo Calendário do Futebol Brasileiro, anunciado pela CBF em 1º de outubro de 2025, que ampliou o número de clubes participantes das competições, com o objetivo de dar mais representatividade estadual, democratizar o acesso às competições nacionais e fortalecer o futebol em todas as regiões do país.
- Leia Também
- Reabertura parcial do Morenão ganha força com compromisso do ministro do Esporte
- Com novo calendário, MS ganha espaço no cenário nacional, diz Jean
Em nota, a FFMS informou: "De acordo com as normas estabelecidas pela entidade nacional, o desempenho esportivo obtido nas competições estaduais será o critério oficial de definição dos representantes de cada estado nas competições de 2026. Dessa forma, não haverá torneio seletivo específico para o preenchimento dessas novas vagas".
Ou seja, as vagas adicionais para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro Série D de 2026, criadas com a publicação do Novo Calendário do Futebol Brasileiro, deverão seguir a classificação final do Campeonato Estadual de 2025.
O Estadual sul-mato-grossense deste ano teve o Operário Futebol Clube como o campeão da competição; o Ivinhema foi o vice-campeão e, conforme homologação do resultado geral do campeonato, publicada em 14 de abril, o Pantanal, eliminado na semifinal, foi o terceiro colocado.
Duas das três vagas a que Mato Grosso do Sul já tinha direito na Copa do Brasil 2026 estavam destinadas a Operário e Ivinhema; portanto, o Pantanal ganha a terceira vaga pelo critério anunciado.

Já para a disputa da Série D, apenas o campeão Operário tinha direito à vaga e, agora, o vice-campeão Ivinhema fica com a segunda vaga do Estado.
A previsão é que, a partir de 2026, seja criada uma nova competição estadual para definir os clubes que se classificarão para as competições nacionais por meio das novas vagas destinadas às federações.
Segundo o ofício da CBF, de forma excepcional, devido ao curto tempo para as federações organizarem uma seletiva, as novas vagas para as competições nacionais de 2026 serão destinadas de acordo com a classificação final dos estaduais de 2025.
A definição dos clubes classificados para as competições nacionais de 2027 deve ocorrer através de um novo torneio seletivo de nível estadual.