Promessa do basquete, atleta de MS é convocado para Seleção Brasileira Sub-17
Campo-grandense Pietro Melo se destaca na modalidade e já estreou no NBB

Natural de Campo Grande, o jovem jogador Pietro Fonseca Melo, de 17 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 de basquete para um treinamento preparatório visando à disputa do Sul-Americano.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma das promessas do Brasil na modalidade, Pietro vem marcando presença cada vez mais frequente na seleção. O atleta, que atua no Paulistano (SP), foi chamado para participar de treinamentos com a Seleção Brasileira Sub-15 em 2022 e, no ano passado, teve a oportunidade de vestir a amarelinha na categoria Sub-18 também.
- Leia Também
- Jogos Escolares começam quinta com 572 atletas de 41 municípios
- Cinco clubes ainda buscam novos técnicos para o Campeonato Estadual
Neste ano, Pietro foi um dos destaques da seleção durante a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição voltada para a categoria sub-22 que teve a participação dos jogadores da Seleção Brasileira Sub-17 que representaram o Bauru Basket no certame.
Pietro chamou a atenção nas duas primeiras etapas da competição, mostrando liderança, consistência e talento. O campo-grandense disputou sete jogos e anotou 10 ou mais pontos em todas as partidas. No total, o armador somou médias de 14,3 pontos, 4,0 assistências e 52% de aproveitamento do perímetro, com três bolas de três convertidas por jogo.
O desempenho foi recompensado nesta segunda-feira (10) com o anúncio do seu nome entre os convocados para os treinos visando o Sul-Americano Sub-17 Masculino, que será disputado entre 10 e 14 de dezembro de 2025, em Assunção, no Paraguai.
Ao todo, 16 nomes foram convocados para a última etapa de treinamentos. Porém, apenas 12 atletas podem fazer parte da convocação oficial do Sul-Americano.
A competição será realizada no COP (Centro de Treinamento Olímpico), reunindo oito seleções da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Venezuela e Paraguai, país anfitrião.
Os três melhores times ao final do torneio garantirão uma vaga na FIBA AmeriCup Sub-18 2026, principal competição continental da categoria.

Trajetória no basquete — Nascido em Campo Grande, Pietro morou por pouco tempo na capital sul-mato-grossense. Aos 7 anos, o jogador iniciou sua trajetória na modalidade em Brasília (DF).
Durante o período da pandemia, Pietro chegou a morar brevemente em Campo Grande, onde sua família materna reside, para continuar a realizar treinos on-line na época em que jogava pelo Minas Tênis Clube.
Pietro permaneceu no clube de Belo Horizonte (MG) por três anos (2020, 2021 e 2022), jogando nas categorias sub-12, sub-13 e sub-14. Em 2023, o campo-grandense foi chamado para defender o Sport Club Corinthians Paulista, onde viveu seu primeiro momento de transição entre as categorias de base e a equipe profissional, chegando a fazer seu primeiro jogo no NBB (Novo Basquete Brasil), a principal liga de basquete do país.
No fim do ano passado, o atleta se transferiu para o Club Athletico Paulistano, um dos times mais tradicionais do basquete brasileiro.
Jogando pelo Paulistano nesta temporada, Pietro foi campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-17 em setembro. A final foi disputada no Ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo, onde o Paulistano venceu o clássico diante do Corinthians por 90 a 85 e ficou com a medalha de ouro da competição.
Na decisão, Pietro Melo foi o cestinha da final com 31 pontos, garantindo o MVP (Melhor Jogador da Partida).
Recentemente, Pietro fez sua estreia na NBB pelo Paulistano, em partida contra o Pinheiros (SP) na quinta-feira (6). Neste domingo (9), o atleta de MS voltou a entrar em quadra diante do Osasco (SP).
Veja a lista de convocados para a Seleção Brasileira Sub-17:
- Bruno Solano – Zentro Madrid-ESP
- Caio Mathias – Paulistano-SP
- Eduardo Santos – Corinthians-SP
- Gabriel Bavoso – São Paulo-SP
- Isaiah Santos – Seven Lakes-EUA
- João Gabriel – Paulistano-SP
- João Aragão – Paulistano-SP
- João Marcelo – Pinheiros-SP
- João Sálvio – Clube Campineiro de Regatas-SP
- João Gluck – UCAM Murcia-ESP
- Matheus Nascimento – Pinheiros-SP
- Mathias Alessanco – Overtime Elite-EUA
- Pedro Alves – Paulistano-SP
- Pedro Figueiredo – Saski Baskonia-ESP
- Pietro Melo – Paulistano-SP
- Thierry Henry – Saski Baskonia-ESP
Comissão Técnica
- Fernando Pereira- Treinador
- Marcelo Bandiera - Assistente Técnico
- Fabrício Freire - Assistente Técnico

