Arte de Conceição dos Bugres fica na conta do RS
Sem MS - Símbolo da cultura sul-mato-grossense, a arte de Conceição dos Bugres é atribuída ao Rio Grande do Sul no MASP (Museu de Arte de São Paulo), o maior museu de arte do Brasil. Embora Conceição seja gaúcha de nascimento, ela se tornou conhecida pela produção de seus bugrinhos em Campo Grande. No acervo do MASP, porém, não há qualquer referência a Mato Grosso do Sul.
Fase inicial - O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito para checar se a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo errou ao alugar, sem licitação, o prédio usado pelo CERN (Centro de Especialidades Médicas). Estão na mira o Município e Maryane Hirahata Shiota. O MP pede papéis, ouve versões e, se achar problema, pode cobrar correção ou acionar a Justiça.
X-9 - Outro inquérito do MPMS apura se servidor da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, vazou informações sigilosas. A Promotoria quer saber que dados saíram e como. A publicação oficial não detalha o conteúdo dessas informações, não diz se são dados de servidores, pacientes ou documentos internos.
Bem na Europa - O professor Guilherme Passamani, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), venceu o prêmio de melhor tese europeia sobre o Brasil em Ciências Sociais da ABRE (Associação de Brasilianistas na Europa). A pesquisa "Uma etnografia com homens brasileiros que fazem trabalho sexual em Portugal" se destacou pela originalidade e pelo rigor metodológico, segundo a instituição.
€ 1,5 mil - O estudo acompanha fluxos migratórios, retorno ao Brasil, “vida pós-trabalho sexual” e discute saúde, estratégias de prevenção a IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), consumo de drogas e gestão de risco. O prêmio prevê € 1,5 mil para apoiar a publicação e foi entregue durante o congresso da ABRE, em Salamanca.
No profissional - A deputada Gleice Jane (PT) apresentou projeto de lei que permite a servidores públicos vítimas de crimes registrarem boletim de ocorrência com o endereço funcional, em vez do residencial. De acordo com a deputada, a proposta busca dar mais segurança, especialmente a quem atua em saúde, educação, segurança pública e fiscalização, e foi resultado da audiência pública que tratava sobre a violência enfrentada por profissionais de saúde.
Aplausos - O deputado Pedro Caravina (PSDB) protocolou na Alems uma moção de aplauso aos papiloscopistas da Polícia Civil em reconhecimento ao trabalho de identificação das vítimas do acidente aéreo ocorrido em Aquidauana, que resultou na morte do arquiteto chinês Kongjian Yu, do piloto Marcelo Pereira de Barros e dos cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr. Segundo o parlamentar, a atuação dos profissionais evidencia sua elevada qualificação técnica, dedicação e compromisso com a verdade e com a dignidade dos familiares, ao oferecer respostas rápidas em um momento de dor e incerteza.
Outro patamar - O deputado Paulo Corrêa (PSDB) solicitou esforços conjuntos para viabilizar as condições necessárias que permitam ao aeroporto de Porto Murtinho ser designado como apto para tráfego aéreo internacional. O pedido foi encaminhado ao Governo do Estado, Ministério de Portos e Aeroportos, Anac e Polícia Federal.
Pensando no futuro - Na justificativa, o parlamentar ressaltou que o pedido atende à demanda da prefeitura diante da expectativa da conclusão da ponte da Rota Bioceânica sobre o Rio Paraguai, que ligará Porto Murtinho ao Paraguai. A transformação do aeroporto em internacional trará benefícios diretos ao turismo e ao mercado de negócios, permitindo que empresários e visitantes utilizem o município como porta de entrada no Brasil. Para isso, será necessária a instalação de unidades da Polícia Federal, alfândega e vigilância sanitária.
Não saiu na foto – Impedido de comparecer presencialmente à reunião que resultou na revogação do decreto da prefeitura que retirava a gratificação dos professores temporários, por conta de um compromisso médico, o vereador Herculano Borges (Republicanos), membro da Comissão de Educação, acompanhou tudo por chamada de vídeo. No entanto, apesar do envolvimento na derrubada da medida, ele acabou não aparecendo na foto ao lado dos colegas parlamentares que registraram o momento.