Você busca alguma atividade ou terapia para preservar sua saúde mental?
Quase 40% dos suicídios no estado envolvem pessoas com menos de 30 anos
Setembro chega ao fim, mas a urgência em cuidar da saúde mental não pode acabar junto com ele. Neste último dia do mês, o Campo Grande News reforça a importância da campanha Setembro Amarelo e lança uma pergunta essencial: você busca alguma atividade ou terapia para preservar sua saúde emocional?
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Campo Grande News destaca a importância da campanha Setembro Amarelo e alerta sobre os cuidados com a saúde mental. Em Mato Grosso do Sul, dados preocupantes revelam que 40% dos suicídios envolvem pessoas com menos de 30 anos, totalizando 80 casos entre janeiro e agosto deste ano. A rede pública oferece atendimento através do CAPS Infantojuvenil, sem fila de espera para primeiro atendimento. Canais gratuitos de apoio emocional estão disponíveis 24 horas, incluindo o Grupo Amor Vida (0800 750 5554), CVV (141 e 188), além dos serviços de emergência da Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193).
Levantamentos recentes em Mato Grosso do Sul revelam um dado preocupante: quase 40% dos suicídios no estado envolvem pessoas com menos de 30 anos. Somente entre janeiro e agosto deste ano, dos 211 casos registrados, 80 ocorreram entre jovens de 12 a 29 anos. O dado reforça a necessidade de atenção especial aos adolescentes e jovens adultos.
Especialistas lembram que a escola é um espaço importante de acolhimento, capaz de identificar mudanças de comportamento e encaminhar os estudantes para a rede de apoio adequada. Protocolos de prevenção já fazem parte da rotina escolar, com professores e equipes preparados para perceber sinais de alerta.
Na rede pública de Campo Grande, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantojuvenil atende crianças e adolescentes em sistema de porta aberta ou por encaminhamento das unidades de saúde, sem necessidade de fila para o primeiro atendimento. Além disso, há canais de apoio gratuitos que funcionam 24 horas para quem busca ajuda emocional.
A enquete está aberta no site e nas redes sociais do Campo Grande News. Sua participação ajuda a manter vivo o debate e pode inspirar outras pessoas a buscar apoio e autocuidado.
Ajuda - Na Capital, o GAV (Grupo Amor Vida) oferece apoio emocional gratuito pelo telefone 0800 750 5554. Pessoas em sofrimento psíquico também podem procurar o Núcleo de Saúde Mental e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Além disso, estão disponíveis os números 141 e 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros, que podem ser acionados em situações de crise.