ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 35º

Diversão

Cineclube em Francês da UFMS exibe filme Rouge no dia 2 de outubro

O objetivo é estimular a reflexão sobre questões éticas e ambientais mostradas no filme

Por Thailla Torres | 30/09/2025 08:12
Cineclube em Francês da UFMS exibe filme Rouge no dia 2 de outubro
A sessão será no dia 2 de outubro, às 18h30, no Auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, na Cidade Universitária.

O Cineclube em Francês da UFMS vai exibir gratuitamente o filme francês Rouge, dirigido por Farid Bentoumi. A sessão será no dia 2 de outubro, às 18h30, no Auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, na Cidade Universitária. O evento é aberto a toda a comunidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Cineclube em Francês da UFMS realizará uma exibição gratuita do filme "Rouge", dirigido por Farid Bentoumi, no dia 2 de outubro, às 18h30, no Auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, na Cidade Universitária. A sessão é aberta ao público e contará com legendas em português.O filme aborda questões ambientais e éticas, retratando a história de uma enfermeira que descobre irregularidades em uma usina química. A exibição é uma parceria entre UFMS e UFGD, com apoio da Embaixada da França, e será seguida de um debate sobre meio ambiente, saúde pública e responsabilidade empresarial.

O objetivo é estimular a reflexão sobre questões éticas e ambientais mostradas no filme, que também dialogam com a realidade de Mato Grosso do Sul. “Empreendimentos como usinas de celulose têm grande impacto na economia, mas também levantam debates sobre meio ambiente, saúde e transparência. O cinema ajuda a aproximar esses contextos e a promover discussões críticas”, explica o professor de francês da UFMS e coordenador da ação, Loïc le Morvan.

O filme será exibido com legendas em português e, após a sessão, haverá um bate-papo com o público. “Vamos discutir temas como meio ambiente, saúde pública e responsabilidade social das empresas. Também queremos ouvir diferentes pontos de vista de estudantes, professores e comunidade”, completa o professor.

A trama acompanha Nour, uma jovem enfermeira que começa a trabalhar em uma usina química onde seu pai é sindicalista. Ela descobre que a empresa esconde casos de poluição e manipula informações médicas, o que a obriga a escolher entre se calar ou revelar a verdade, decisão que pode afetar sua relação com o pai e com toda a comunidade.

O evento é uma parceria entre a UFMS e a UFGD. As duas universidades vão exibir o filme em outubro. A iniciativa faz parte do programa de Assistentes de Francês, apoiado pela Embaixada da França e pela France Éducation International.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.