Câmara troca sessão por feriadão estendido
Feriadão – A Câmara Municipal de Campo Grande decretou ponto facultativo na segunda-feira (27), em razão do Dia do Servidor Público Municipal, celebrado em 28 de outubro, que caiu em uma terça-feira. A medida, publicada ontem e assinada pela Mesa Diretora, mantém a tradição dos anos anteriores. O expediente será retomado na quarta-feira (29), para felicidade de cria as próprias folgas.
Coisa antiga – O presidente da Câmara, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), lembrou que isso não é novidade e segue prática de gestões passadas. “Sempre foi assim. Coincidiu de cair numa terça-feira, o que é ruim porque as pautas acabam acumulando, mas o servidor terá o merecido descanso. O trabalho político continua nas bases”, disse.
Minha fábrica, minha vida – Após discursar aos prefeitos sobre os serviços do Estado, durante Congresso do Municípios, ontem, o governador Eduardo Riedel foi questionado sobre como os gestores municipais podem ser mais ativos para alcançar o desenvolvimento esperado.
Não há para todos - O governador foi realista. Riedel disse que não haverá uma grande fábrica ou um grande investimento para todos, como os projetos de celulose ou biocombustíveis. “Mas o conjunto ganha, de forma robusta”, avaliou. Riedel destacou que, com o fortalecimento dos setores de serviços, comércio e outras frentes, muitos municípios podem crescer até mais.
Fazer captação – Riedel afirmou que são as empresas que escolhem onde investir e, por isso, os prefeitos devem atuar na captação de empreendimentos, oferecendo incentivos para atrair novas instalações. No início da palestra, ele reforçou a importância de um ambiente tributário “não agressivo” para quem traz investimentos.
PSDB à parte – O governador se reuniu a portas fechadas nesta terça-feira com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, mas garantiu que o foco do encontro foram temas empresariais e administrativos. Perillo, que ocupa cargo na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), veio ao Estado para tratar de empreendimentos e do anel viário de Bonito, que contará com apoio da empresa, segundo Riedel.
Troca troca - Sobre o PSDB, o governador, recém-filiado ao PP, disse que o assunto agora cabe ao presidente provisório da sigla em Mato Grosso do Sul, deputado federal Geraldo Resende. Reinaldo Azambuja presidia o partido, mas se desligou e assumiu o comando do PL.
Pro forma - O Ministério Público apertou o cerco sobre a Controladoria do Município de Anastácio e quer que o órgão deixe de ser “pro forma” para cumprir, de fato, sua função de fiscalizar o poder público. A recomendação cobra a reestruturação completa do Sistema de Controle Interno, com criação de cargos efetivos, concurso público e autonomia administrativa, orçamentária e funcional.
Não funciona - O diagnóstico do MP expõe um quadro precário: apenas uma servidora comissionada acumula funções, sem carreira específica nem relatórios de auditoria, o que, segundo o órgão, fere princípios básicos da legalidade e da moralidade pública.
Para mulheres - Em parceria com o Ministério das Mulheres e o Governo do Estado, o MP também fechou acordo de cooperação técnica para aprimorar o atendimento das denúncias de violência de gênero recebidas pela Central Ligue 180. O serviço já registrou mais de 99 mil denúncias no País até agosto, sendo 1.422 em Mato Grosso do Sul e 813 delas feitas diretamente pelas mulheres.