ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

De 1,58 m a 1,90 m: o "pequetito" e o grandão da Câmara na Capital

Por Lucas Mamédio e Fernanda Palheta | 07/01/2025 06:00
De 1,58 m a 1,90 m: o "pequetito" e o grandão da Câmara na Capital
Papy e Carlão durante posse no dia 1º de janeiro, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Corte de gastos – Revelando que tem 1,58 metro de altura, o novo presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Epaminondas Neto (PSDB), o Papy, diz que o Legislativo fez um super negócio com a troca do “comandante” da Casa de Leis. “Cortamos os gastos pela metade”, brincou, lembrando que o antecessor é muito mais alto.

Gigante - Em 2025, Papy assume o lugar de Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, que não tem esse apelido à toa. O ex-presidente é um dos vereadores mais altos da Câmara da Capital. Com 1,90 metro, ou seja, é 32 centímetros mais alto que Papy. “Ele é pequeno no tamanho, mas grande na capacidade”, elogia Carlão.

Ela voltou – Depois da campanha como candidata a vice-prefeita de Campo Grande, na chapa de Beto Pereira (PSDB), Neidy Nunes Centurião passa a responder pela função de comandante-geral da Polícia Militar, mas por pouco tempo.

De folga - Como adjunta da PMMS, ela cumprirá o papel de "mandachuva" por menos de um mês. Ficará no cargo durante as férias do atual responsável, o coronel Renato dos Anjos Garnes. Neidy estará no comando só até o dia 2 de fevereiro.

Atrasado - A primeira segunda-feira de 2025 começou sem a publicação do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). O documento divulgado diariamente pelo poder público para dar transparência a todos os atos de gestões deve ser disponibilizado até as 10h, segundo decreto que regulamenta a versão eletrônica do Diário. Mas na primeira semana de trabalho efetivo do ano, o diário só saiu depois das 13h.

Suspense - A expectativa com a demora da publicação foi frustrada, já que o documento saiu com apenas três páginas, sendo metade delas da Câmara Municipal. As principais movimentações do Executivo na edição desta segunda-feira (6) foi a nomeação de mais cinco nomes do primeiro e segundo escalões.

Encorpado - Sem a maioria do secretariado nomeado, a prefeitura ainda não tem quadro de pessoas com responsabilidade suficiente para assinar atos de gestão e dar corpo para o documento.

Conta-gotas - A formação do secretariado está sendo feita pela prefeita Adriane Lopes (PP) sem pressa. A cada divulgação ela anuncia entre 4 e 5 nomes. O expediente da prefeitura segue vazio, com 17 cargos para serem preenchidos. A oficialização dos últimos secretários e diretores deve sair até sexta-feira (10), quando a prefeita deve apresentar a formação completa da sua gestão.

Reunião estratégica - A prefeita Adriane Lopes (PP) se reuniu com o secretário estadual de saúde, Maurício Simões, na manhã desta segunda-feira (6). Nas redes sociais, ela afirmou que estava tratando do tema que considera prioritário para a população.

Oportunidade - O encontro pode ser tido uma oportunidade para Adriane pedir indicações para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que segue sem titular. Um dos nomes ventilados é ex-vereador, Sandro Benites (PP), que esteve a frente da pasta entre 2022 e 2024.

Nos siga no Google Notícias