ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEGUNDA  17    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Vem aí, mais uma semana do "saco do cheio" fora de época

Por Jhefferson Gamarra, Mylena Fraiha e Ketlen Gomes | 17/11/2025 06:00

Feriadão daqueles – A Câmara Municipal de Campo Grande terá ponto facultativo na sexta-feira (21), ampliando o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado na quinta-feira (20), e resultando em mais um dia sem expediente no Legislativo. Na rede municipal de ensino, o calendário também será alterado: as escolas fecham já na quarta-feira (19) para atividades internas e só retomam as aulas na segunda-feira (24), em uma espécie de versão reduzida da “Semana do Saco Cheio”.

Imprevistos – Ao som de “Acenda o Farol”, de Tim Maia, o senador Nelsinho Trad (PSD), compartilhou nas redes sociais um vídeo em que passa pelo famoso “perrengue”. Durante a viagem a Rio Verde do “Pantanal”, o pneu do seu carro furou e ele parou em uma borracharia na estrada. Ao mesmo tempo, um outro motorista também chegou no local para trocar pneu e recebeu a ajuda do parlamentar, que registrou o encontro inusitado.

Em casa - O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) prestigiou o 5º Festival do Japão, em Campo Grande durante o final de semana e falou sobre o esforço de toda a comunidade para realizar o evento, que começou na sexta-feira (15) e foi até o domingo (16), com uma série de atrações como o Samurai Run, Miss Nikkey MS e concurso de Cosplay. “Eu como tenho sangue japonês me sinto muito orgulhoso de fazer parte dessa comunidade”, afirmou o deputado durante a abertura.

Meta superada – A mobilização de servidores da Agems (Agência Estadual de Regulação) superou a meta interna e arrecadou 3.702 brinquedos para a campanha “Caixa Encantada – Doe um Brinquedo. Compartilhe Magia!”. "O resultado dessa campanha é mais um símbolo do empenho em todas as ações sociais que vêm sendo feitas, unindo regulação e cidadania”, celebrou o presidente da agência , Carlos Alberto de Assis .

União faz a força – A primeira-dama Mônica Riedel, madrinha da campanha, destacou que o engajamento, na Agems ultrapassou o serviço público e envolveu também o setor privado, reforça a credibilidade da iniciativa. “Ficamos encantados com a disposição, a generosidade e o respeito pela campanha”, disse. Cada servidor contribuiu com pelo menos 25 brinquedos, e alguns setores registraram até 42 doações individuais. Os brinquedos arrecadados serão destinados a crianças de mais de 50 municípios do Estado.

Conflito de datas — A deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou indicação solicitando, em caráter de urgência, a revisão da data da prova do processo seletivo para docentes temporários da REE (Rede Estadual de Ensino). A avaliação está marcada para o mesmo dia da fase discursiva do CPNU 2 (Concurso Público Nacional Unificado), organizado pelo Governo Federal. Segundo a parlamentar, “a coincidência entre as duas datas inviabiliza a participação de muitos professores que, legitimamente, almejam disputar também as vagas federais”.

Primeiro da fila - O município de Coxim é o primeiro de Mato Grosso do Sul a aderir ao Plano de Metas Antirracistas, que faz parte do programa MS Sem Racismo, criado pelo Governo do Estado e coordenado pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania). A assinatura do termo aconteceu na Câmara Municipal, com a participação de autoridades estaduais e municipais, dando início à mobilização regional pela igualdade racial.

4 áreas - Com a adesão, Coxim assume oficialmente o compromisso com o plano lançado no dia 3 de novembro, que orienta prefeituras e o Estado a desenvolver ações em quatro áreas: organização e fortalecimento das políticas antirracistas, educação e capacitação, promoção de direitos e equidade, além de acompanhamento e comunicação das ações.

Semana temática – Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, que neste ano cai na quarta-feira (20 de novembro), tanto a Câmara Municipal de Campo Grande quanto a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) terão programação voltada ao enfrentamento ao racismo, à educação antirracista e à valorização das religiões de matrizes africanas.

Programação – Nesta segunda-feira (17), às 9h, a Câmara Municipal promove audiência pública sobre o tema “Direitos dos povos de matriz africana: saberes e cultura, um grito de resistência”, proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT). Já na terça-feira (18), às 19h, o Plenário Deputado Júlio Maia recebe a Sessão Solene de entrega do “Troféu de Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva”, que reconhece pessoas e instituições que atuam no enfrentamento ao racismo. A proposição é da deputada Gleice Jane (PT).