Vem aí, mais uma semana do "saco do cheio" fora de época
Feriadão daqueles – A Câmara Municipal de Campo Grande terá ponto facultativo na sexta-feira (21), ampliando o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado na quinta-feira (20), e resultando em mais um dia sem expediente no Legislativo. Na rede municipal de ensino, o calendário também será alterado: as escolas fecham já na quarta-feira (19) para atividades internas e só retomam as aulas na segunda-feira (24), em uma espécie de versão reduzida da “Semana do Saco Cheio”.
Imprevistos – Ao som de “Acenda o Farol”, de Tim Maia, o senador Nelsinho Trad (PSD), compartilhou nas redes sociais um vídeo em que passa pelo famoso “perrengue”. Durante a viagem a Rio Verde do “Pantanal”, o pneu do seu carro furou e ele parou em uma borracharia na estrada. Ao mesmo tempo, um outro motorista também chegou no local para trocar pneu e recebeu a ajuda do parlamentar, que registrou o encontro inusitado.
Em casa - O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) prestigiou o 5º Festival do Japão, em Campo Grande durante o final de semana e falou sobre o esforço de toda a comunidade para realizar o evento, que começou na sexta-feira (15) e foi até o domingo (16), com uma série de atrações como o Samurai Run, Miss Nikkey MS e concurso de Cosplay. “Eu como tenho sangue japonês me sinto muito orgulhoso de fazer parte dessa comunidade”, afirmou o deputado durante a abertura.
Meta superada – A mobilização de servidores da Agems (Agência Estadual de Regulação) superou a meta interna e arrecadou 3.702 brinquedos para a campanha “Caixa Encantada – Doe um Brinquedo. Compartilhe Magia!”. "O resultado dessa campanha é mais um símbolo do empenho em todas as ações sociais que vêm sendo feitas, unindo regulação e cidadania”, celebrou o presidente da agência , Carlos Alberto de Assis .
União faz a força – A primeira-dama Mônica Riedel, madrinha da campanha, destacou que o engajamento, na Agems ultrapassou o serviço público e envolveu também o setor privado, reforça a credibilidade da iniciativa. “Ficamos encantados com a disposição, a generosidade e o respeito pela campanha”, disse. Cada servidor contribuiu com pelo menos 25 brinquedos, e alguns setores registraram até 42 doações individuais. Os brinquedos arrecadados serão destinados a crianças de mais de 50 municípios do Estado.
Conflito de datas — A deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou indicação solicitando, em caráter de urgência, a revisão da data da prova do processo seletivo para docentes temporários da REE (Rede Estadual de Ensino). A avaliação está marcada para o mesmo dia da fase discursiva do CPNU 2 (Concurso Público Nacional Unificado), organizado pelo Governo Federal. Segundo a parlamentar, “a coincidência entre as duas datas inviabiliza a participação de muitos professores que, legitimamente, almejam disputar também as vagas federais”.
Primeiro da fila - O município de Coxim é o primeiro de Mato Grosso do Sul a aderir ao Plano de Metas Antirracistas, que faz parte do programa MS Sem Racismo, criado pelo Governo do Estado e coordenado pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania). A assinatura do termo aconteceu na Câmara Municipal, com a participação de autoridades estaduais e municipais, dando início à mobilização regional pela igualdade racial.
4 áreas - Com a adesão, Coxim assume oficialmente o compromisso com o plano lançado no dia 3 de novembro, que orienta prefeituras e o Estado a desenvolver ações em quatro áreas: organização e fortalecimento das políticas antirracistas, educação e capacitação, promoção de direitos e equidade, além de acompanhamento e comunicação das ações.
Semana temática – Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, que neste ano cai na quarta-feira (20 de novembro), tanto a Câmara Municipal de Campo Grande quanto a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) terão programação voltada ao enfrentamento ao racismo, à educação antirracista e à valorização das religiões de matrizes africanas.
Programação – Nesta segunda-feira (17), às 9h, a Câmara Municipal promove audiência pública sobre o tema “Direitos dos povos de matriz africana: saberes e cultura, um grito de resistência”, proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT). Já na terça-feira (18), às 19h, o Plenário Deputado Júlio Maia recebe a Sessão Solene de entrega do “Troféu de Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva”, que reconhece pessoas e instituições que atuam no enfrentamento ao racismo. A proposição é da deputada Gleice Jane (PT).

