ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 26º

Arquitetura

Nem o letreiro da fachada sobreviveu ao abandono da Morada dos Baís

Prometida para o primeiro semestre, reabertura ainda não aconteceu e espaço segue fechado

Por Clayton Neves | 17/07/2025 07:36
Nem o letreiro da fachada sobreviveu ao abandono da Morada dos Baís
Letreiro do prédio histórico está com três letras faltando. (Foto: Clayton Neves)

A Morada dos Baís segue de portas fechadas e o letreiro da fachada está danificado. Para quem mora no entorno, além da ausência de programação, o que fica é a dúvida de quando um dos principais patrimônios da cidade voltará a ter vida.

A promessa era de reabertura no primeiro semestre de 2025, mas até hoje o local segue trancado. Em declaração dada em meados de fevereiro, o secretário Valdir Gomes informou que a estimativa era de que em três meses tudo estivesse funcionando novamente. O prazo venceu, mas o cenário continua o mesmo, agora faltando três letras na parede.

Retorno - Em nota, a Prefeitura de Campo Grande informou que a Morada dos Baís está com sua revitalização em fase final e será reaberta à população no próximo dia 28 de agosto, integrando a programação comemorativa do aniversário da cidade.

Entre os destaques da reabertura estão a presença de obras e objetos originais de Lídia Baís, artista que marca a história do imóvel e da cultura sul-mato-grossense. A fachada do prédio também receberá novamente as tradicionais letras com o nome do espaço, que estão sendo cuidadosamente reinstaladas.

Segundo a prefeitura, a entrega, inicialmente prevista para maio e junho, foi reprogramada para garantir a conclusão completa dos serviços, com foco na preservação histórica e na melhor experiência para o público.

Nem o letreiro da fachada sobreviveu ao abandono da Morada dos Baís
Prédio da Morada dos Baís, no Centro de Campo Grande. (Foto: Clayton Neves)

Vizinho ao prédio, André Amorim acompanha a rotina da Morada desde sempre. “A história da minha família aqui tem mais de 100 anos. Meu bisavô conheceu o seu Bernardo Franco Baís”, conta.

Ele cresceu vendo a movimentação cultural que passava pelo local, especialmente nos tempos em que o Sesc mantinha atividades ali. “Tinha shows, exposições, traziam alunos, movimentava tudo. Era fantástico”, lembra.

Com o espaço ainda fechado, ele reconhece que há um contraste em relação aos tempos mais ativos do imóvel. “É triste. A Morada é um museu, um cartão-postal de Campo Grande. Uma referência que está fechada. Sinto que depois que o Sesc saiu faltou respeito com nossa história porque antes tinha mais gente, mais segurança, agora não tem nada”, lamenta.

Nos últimos anos, o prédio teve poucas ativações. Após a pandemia, o Sesc chegou a utilizá-lo como restaurante, em uma tentativa de reinvenção que funcionou por um período, mas que não foi mantida. Desde 2021, o espaço segue sem uso regular.

Para André, a estrutura ainda tem potencial. “Vai falar que Campo Grande não tem gente capaz de fazer funcionar? O prédio está em bom estado, é só querer fazer acontecer”, comenta.

Aos 56 anos, dona Ruth dos Santos e Silva também guarda boas memórias do espaço. “Eu e meus filhos já viemos para conhecer. É chato saber que nunca mais abriu, seria um atrativo a mais pra quem vem de fora e quer conhecer mais da nossa cidade”, diz.

Ao observar o prédio fechado e com o letreiro incompleto, ela resume um sentimento que pode ser compartilhado por muitos moradores. “Se a gente não respeitar nossa história, não está cuidando direito do futuro”, conclui.

*Matéria atualizada às 10h19 de 17/07/2025 para inclusão do retorno da Prefeitura.

Nem o letreiro da fachada sobreviveu ao abandono da Morada dos Baís
Nos últimos anos, o prédio teve poucas ativações.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias