ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Abertura do Festival América do Sul reúne dois ex-governadores

Evento conta com extensa programação, e nesta sexta, tem show de Xamã

Por Silvio de Andrade, de Corumbá | 15/05/2025 21:40
Abertura do Festival América do Sul reúne dois ex-governadores
Ex-governadores Zeca do PT e Azambuja se cumprimentam na abertura do festival. (Fotos: Silvio de Andrade)

Com a presença de dois ex-governadores do Estado – José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e Reinaldo Azambuja -, foi aberta na noite desta quinta-feira a 18ª edição do Festival América do Sul, em Corumbá. O público começou tímido, mas foi chegando em grupos de famílias, descendo as ladeiras a pé, e lotou o porto geral com o início dos shows.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 18ª edição do Festival América do Sul foi aberta em Corumbá, Mato Grosso do Sul, com a presença dos ex-governadores Zeca do PT e Reinaldo Azambuja. O evento, que acontece até domingo, espera receber mais de 80 mil pessoas e concentra suas atividades na orla portuária da cidade, valorizando o Casario do Porto, o Rio Paraguai e a paisagem pantaneira. Idealizado por Zeca do PT em 2004, o festival foi mantido pelos governos seguintes como um projeto de Estado. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como os deputados Paulo Duarte, Dagoberto Nogueira, Beto Pereira e Junior Mochi, além do secretário estadual de Turismo, Marcelo Miranda. O prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, destacou a importância do evento para a revitalização da orla portuária. A programação diversificada busca integrar os povos latino-americanos através da cultura.

Este ano, o festival concentrou suas múltiplas atividades na orla portuária, valorizando o patrimônio histórico representado pelo Casario do Porto, o Rio Paraguai e a natureza, que se descortina logo à frente da cidade com as belezas do Pantanal. O evento promovido pelo Governo do Estado deve atrair mais de 80 mil pessoas até domingo.

A cerimônia de abertura, realizada no segundo palco (na área da Ferradura, em frente ao Casario do Porto), foi prestigiada pelo ex-governador Zeca do PT, hoje deputado estadual, que idealizou o Festival América do Sul em 2004. O festival foi mantido pelos demais governadores, dentre os quais Reinaldo Azambuja, também presente.

“Esse cara aqui foi um visionário e criou o Festival América do Sul”, disse o deputado corumbaense Paulo Duarte, apontando para Zeca do PT. “O festival hoje está em sua 18ª edição porque os governadores que o sucederam o mantiveram como projeto de Estado e não de governo”, acrescentou.

Abertura do Festival América do Sul reúne dois ex-governadores
Cortejo carnavalesco pelo porto antecedeu a cerimônia de abertura do FAS

Virada de chave - Reinaldo Azambuja também falou e destacou a estrutura montada no Porto Geral e uma programação diversificada que mantém o festival, cada vez mais, aproximando os povos latinos por meio da cultura numa cidade que inspira latinidade pelo curso do Rio Paraguai. “Estou muito feliz de ver a beleza desse festival”, disse.

Para o prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, a realização do festival no porto geral “é uma virada de chave” dentro de um projeto mais amplo de recuperação da orla portuária para se tornar um espaço de lazer, entretenimento e turismo. “Esse é o olhar diferenciado do governador Riedel com Corumbá”, frisou.

A abertura do festival contou ainda com a presença dos deputados federais Dagoberto Nogueira e Beto Pereira, deputado estadual Junior Mochi e o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda. Ao final, foram premiados os alunos da rede pública de ensino vencedores do Concurso Soy Loco Por Ti América, que este ano teve como tema o Forte Coimbra.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias