ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Artista de Mato Grosso do Sul leva exposição inédita para Florianópolis

As obras foram produzidas ao longo de sete meses, com técnicas como pastel sobre papel e acrílico sobre tela

Por Thailla Torres | 05/08/2025 14:58
Artista de Mato Grosso do Sul leva exposição inédita para Florianópolis
A exposição reúne 14 telas, sendo 11 inéditas, criadas especialmente para a ocasião. (Foto: Arquivo Pessoal)

A artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa, conhecida por suas obras com onças-pintadas, estreia nesta terça-feira (5) sua primeira exposição em Florianópolis (SC). A mostra, intitulada “Do Pântano para a Ilha”, poderá ser visitada até o dia 11 de agosto, na loja Arquitetura do Sono, localizada na Av. Madre Benvenuta, nº 1318, no bairro Santa Mônica.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A artista plástica sul-mato-grossense Lúcia Martins Coelho Barbosa estreia exposição em Florianópolis. Intitulada "Do Pântano para a Ilha", a mostra fica em cartaz até 11 de agosto na loja Arquitetura do Sono. Com 14 telas, sendo 11 inéditas, a exposição retrata a flora e fauna do Pantanal, além de elementos culturais como a renda nhanduti.A artista, com mais de 45 anos de carreira, busca apresentar a riqueza cultural de Mato Grosso do Sul para novos públicos. As obras, produzidas em sete meses utilizando técnicas como pastel e acrílico, ressaltam a beleza e o talento regional. Lúcia já expôs em sete países e quatro estados brasileiros e espera que a exposição em Florianópolis seja o início de novas oportunidades.

A exposição reúne 14 telas, sendo 11 inéditas, criadas especialmente para a ocasião. Nas obras, Lúcia retrata elementos típicos de Mato Grosso do Sul, como flores de aguapé, árvores do Cerrado, onças-pintadas e até a renda nhanduti, um bordado tradicional do Paraguai.

Lúcia conta que o convite partiu das responsáveis pelo espaço, que queriam conhecer mais sobre o Pantanal e a arte regional. “Quando falei que morava perto do Pantanal, elas acharam interessante e sugeriram que eu trouxesse esse tema para a exposição. Foi assim que nasceu o nome 'Do Pântano para a Ilha'”, explica.

As obras foram produzidas ao longo de sete meses, com técnicas como pastel sobre papel e acrílico sobre tela. Para o diretor do catálogo da exposição, Ygor Alcantara, o objetivo é mostrar que o Estado tem muita beleza e talento para oferecer. “A gente quer mostrar que há beleza aqui e que as pessoas precisam olhar mais para nós”, afirma.

Com mais de 45 anos de carreira, Lúcia já expôs em sete países e quatro estados brasileiros. Agora, quer levar a arte sul-mato-grossense a outros públicos. “O Pantanal não é margem, é centro de novas narrativas. Quero causar espanto no bom sentido, mostrar que aqui também se faz arte. E acho que esse é só o começo”, diz.

Para ela, a arte é essencial. “A arte alimenta a alma. Gostaria muito que o artista fosse mais respeitado, pois a gente abre caminho para os que virão”, finaliza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.