Documentário traz relatos fortes sobre cena LGBT em Campo Grande
Com relatos de glamour, segundo os próprios diretores, e luta por espaço, o documentário Mosaico será lançado na noite desta segunda-feira, a partir das 20h. A obra mostra parte da história e da cultura LGBTQIA+ de Campo Grande.
Dirigido por Mikaela Lima Lopes e Deko Giordan, Mosaico é um documentário com relatos de pessoas que protagonizam a cena cultural, desde os anos 80 até os dias atuais.
São histórias emocionantes de uma cena que teve seu início em guetos e seu fervor na abertura de bares e casas de show para o público a partir dos anos 80, onde surgiram nomes que inspiraram a nova geração de artistas, performers, drag queens, voguers, produtores e outras diversas expressões de arte LGBTQIA+, que mostram seu trabalho hoje pela internet e, antes da pandemia, nas casas noturnas, saraus, concursos de beleza, balls e outros diversos eventos da cidade.
A diretora Mikaela Lopes se sente representada, “Uma experiência a mais na minha vida, registrar em vídeo acontecimentos que tiveram tanto impacto na minha vida, e que fizeram me tornar quem sou hoje, eu dedico esse trabalho a todos os artistas LGBTQIA+, que com sua graça, seus espetáculos e sua dedicação merecem todo o reconhecimento do mundo”.
Para Deko Giordan, dirigir este trabalho é um marco em sua carreira “Dirigir este documentário nos permitiu rever e conhecer pessoas, mas acima de tudo, conhecer suas histórias, suas vivências na arte e na cultura, que em muito se mesclam com a história do nosso movimento. Ver e compreender o quanto as pessoas lutaram para que nossas expressões artísticas tivessem espaço, e o orgulho com que elas falam sobre isso, é algo lindo e emocionante”.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.