ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 34º

Artes

Fim de semana terá 1ª Mostra de Solos Teatrais com entrada gratuita

Mostra será no sábado (23) e domingo (24), no Teatro Aracy Balabanian e no Centro Cultural José Octávio Guizzo

Por Thailla Torres | 19/08/2025 11:03
Fim de semana terá 1ª Mostra de Solos Teatrais com entrada gratuita
Espetáculo Groselha (Foto: Marithê do Céu)

O protagonismo feminino no teatro e na literatura estará em destaque neste fim de semana em Campo Grande. A 1ª Mostra de Solos Teatrais acontece no sábado (23) e domingo (24), no Teatro Aracy Balabanian e no Centro Cultural José Octávio Guizzo, com programação gratuita que inclui espetáculos, oficina literária e mesas de diálogo com artistas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande sedia neste fim de semana a 1ª Mostra de Solos Teatrais, com entrada gratuita. O evento, que acontece no Teatro Aracy Balabanian e no Centro Cultural José Octávio Guizzo, visa destacar o protagonismo feminino nas artes cênicas e na literatura. A programação inclui espetáculos teatrais, oficina literária e mesas de diálogo.Idealizada pela atriz Karine Araújo e pelo diretor Nill Amaral, a mostra busca valorizar o trabalho de mulheres no teatro. Entre os destaques, estão os monólogos "Groselha", inspirado na tragédia grega Medeia, e "(Im)possível Memória", que aborda a história de uma tataravó escravizada. A programação conta ainda com a Oficina de Escrita Criativa para Mulheres, ministrada por Sarah Muricy. O evento é financiado pela Lei Aldir Blanc e conta com o apoio de diversas instituições culturais.

O projeto é idealizado pela atriz Karine Araújo e pelo diretor Nill Amaral, da Cia Ofit, com recursos da Lei Aldir Blanc. A proposta é dar visibilidade à produção artística feminina, tanto nos palcos quanto nos bastidores.

“Nos últimos anos, surgiram muitas criações em formato solo e percebi a necessidade de valorizar o trabalho das mulheres. Nossa equipe é majoritariamente feminina e a mostra busca abrir debates sobre o lugar da mulher no teatro e na sociedade”, afirma Karine Araújo.

A mostra traz dois monólogos em cartaz no Teatro Aracy Balabanian:

“Groselha” – protagonizado por Karine Araújo e dirigido por Nill Amaral, inspirado na tragédia grega Medeia, de Eurípedes. O espetáculo reflete sobre maternidade, liberdade feminina e os desafios de ser mulher em uma sociedade misógina. Com sm,k.essões: sábado (23), às 20h, e domingo (24), às 18h | Classificação: 14 anos

“(Im)possível Memória” – de Júnia Pereira, com direção de Gina Tocchetto. A obra parte da busca da artista por informações sobre a origem de sua família e traz à cena a descoberta de uma tataravó escravizada, unindo história e ficção. Com sessão no domingo (24), às 20h | Classificação: 12 anos

Além das apresentações, haverá a Oficina de Escrita Criativa para Mulheres, ministrada pela escritora Sarah Muricy, no sábado (23), das 14h às 18h, no Ateliê de Criação do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A Mostra de Solos Teatrais é financiada pela Lei Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, Governo Federal, via edital da Fundac (Prefeitura de Campo Grande). O evento também conta com apoio cultural da Fecomércio MS, Sesc, FCMS, Setesc, Centro Cultural José Octávio Guizzo e Governo do Estado.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.