Amor pelo Pantanal fez Joyce criar desenho para educar a criançada
Com animações criadas por ela, Joyce quer despertar nas crianças o amor e o cuidado pelo Bioma
Quando ainda era criança na cidade de Porto Murtinho, Joyce Arce não imaginava que sua paixão por bichos um dia viraria um projeto cultural pra todo mundo. Hoje, vivendo em Campo Grande, ela transformou esse amor em algo maior, e criou o canal "Pantamitos', no YouTube, onde dá vida a personagens animados que contam histórias sobre a importância do Pantanal e a necessidade de preservá-lo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Apaixonada pela fauna e flora pantaneira desde criança, a sul-mato-grossense Joyce Arce criou o projeto "Pantamitos" para educar as novas gerações sobre a importância da preservação do bioma. O canal no YouTube, que começou a ser desenvolvido em março deste ano, apresenta dez personagens animados inspirados em animais típicos da região, como a arara-azul, o tucano, a onça-pintada e a capivara. Além da fauna, o projeto também inclui elementos da flora, como ipê, jatobá e bocaiúva. Joyce, que é natural de Porto Murtinho e atualmente reside em Campo Grande, é responsável por todo o processo criativo, desde os roteiros e desenhos até as músicas e animações. Inspirada por suas sobrinhas, ela busca despertar nas crianças o mesmo encantamento que sente pelo Pantanal, incentivando a curiosidade e o amor pela natureza. Os episódios serão lançados semanalmente no perfil @Pantamitos, no YouTube.
“Eu sempre gostei muito de animais, desde pequena. Pegava gato, cachorro, passarinho, tudo que aparecia. Mas nunca pensei em ser veterinária, era mais essa paixão mesmo de estar perto”, lembra Joyce.
Foi essa ligação que a levou a se aventurar na internet. Primeiro, a sul-mato-grossense se arriscou com um canal sobre araras, mas, a partir daí, a coisa foi além e abraçou toda uma biodiversidade.

A virada aconteceu quando ela começou a incluir outros bichos. Veio tucano, tuiuiú, capivara, peixes e onça-pintada. “Eu percebi que estava colocando justamente os animais do Pantanal. Aí veio a ideia de criar um projeto do zero, voltado só para isso”, explica.
O resultado foi a criação de dez personagens, todos produzidos por ela. Joia é a arara-azul, Toco, o tucano, Birú é o tuiuiú, Mari a capivara, José o jacaré, Pita, a onça-pintada, Diso é o cervo-do-Pantanal, Tato o tamanduá-bandeira, Tuto, o tatu-canastra e, completando a turma, Dodi é o peixe dourado.
Cada personagem em desenho animado carrega uma história e ensina de forma lúdica a importância da biodiversidade pantaneira.
Além dos animais, o canal também apresenta elementos da flora, como ipê, jatobá e bocaiúva. “Para mim, cada animal e cada árvore do Pantanal é como um mito, de tão lindo que é. Por isso o nome ‘Pantamitos’”, explica a criadora.
Joyce faz tudo sozinha, desde os roteiros, desenhos, músicas até as animações. “Eu crio as imagens, as histórias por trás de cada personagem, até as trilhas. É trabalhoso, mas é uma paixão. Eu comecei o Pantamitos em março e já estou com os primeiros episódios prontos para lançar semanalmente", relata.
A inspiração também veio de casa. Joyce se espelhou nos sobrinhos e na forma como as crianças de hoje aprendem. “Eu vejo minhas sobrinhas de 10 e 15 anos, que passam muito tempo no celular. Então tento mostrar que a natureza é interessante também. Quando levo elas para Porto Murtinho, elas ficam encantadas. Depois chegam em casa e pesquisam mais sobre os bichos. Isso é o que eu quero com o Pantamitos, despertar essa curiosidade e esse amor”, explica.
Para ela, além do entretenimento, o Pantamitos é um convite para olhar o Pantanal com a mesma admiração que ela tinha ainda menina. “As crianças são o futuro e precisam entender a importância e cultivar o amor e admiração pelo Pantanal agora. Isso com certeza vai desenvolver a vontade de cuidar e preservar", finaliza.
As animações criadas por Joyce serão postadas no perfil @Pantamitos, no Youtube.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.