Aos 101 anos, Ranulfo renova CNH e mostra que liberdade não tem idade
Oficialmente, centenário é o condutor habilitado mais velho de Mato Grosso do Sul
Quando Ranulfo Custódio Alves, de quase 102 anos, estacionou sua Ford F-1000 em frente à Agência do Detran-MS em Camapuã, ninguém imaginava que ali estava mais do que um motorista. Estava um símbolo de lucidez, resistência e amor à independência. Com o olhar sereno e os olhos marejados, ele entrou no prédio para renovar a CNH e seguir sendo, oficialmente, o condutor habilitado mais velho de Mato Grosso do Sul.
“Vou conseguir renovar por quanto tempo?”, perguntou logo ao chegar, ansioso, como quem sabe o valor que a liberdade tem. E sim, ele conseguiu. Após passar pelo exame médico com louvor, Ranulfo garantiu mais três anos no volante até 2028.
O médico responsável pelo atendimento, Osvaldo Góis Figueiredo, se emocionou com o momento: “A idade que você tem, lucidez e vontade de trabalhar, e viver a vida é admirável. Estou muito feliz e orgulhoso de fazer o exame de um caboclo bom como você. Mas lembra sempre que, quando for dirigir, tem que estar de óculos”, alertou.
Nascido em Três Lagoas em 1923, Ranulfo se mudou para Camapuã ainda jovem, em 1941. Lá, construiu a vida com as próprias mãos. “Serviço braçal”, resume, com simplicidade.
Hoje, prestes a completar 101 anos, é pai de sete filhos, avô, bisavô e até tataravô. E apesar da idade, é ele quem cuida das finanças da família e decide tudo sozinho. “Meus filhos não sabem o que eu tenho, o que eu devo. Eu que cuido de tudo. Eu que decido tudo”, afirma com orgulho.
A rotina é dividida entre a cidade, a fazenda e Campo Grande, onde sempre visita a filha caçula. “Hoje eu estou fazendo tudo pra ficar no lugar que eu gosto. Camapuã não está bom? Eu vou pra fazenda. Fazenda não está bom? Eu vou para Campo Grande. Eu não fico assim, dias, porque eu já não trabalho mais, e sou muito impaciente”, revela com bom humor.
E por que seguir dirigindo aos 101 anos? A resposta vem direta, carregada de significado. “Pra mim, o importante é eu ter minha vida com liberdade”. Ranulfo explica que os filhos até sugerem um motorista, mas recusa com convicção: “Porque você combina com um motorista às 7h, ele chega às 9h. E eu não sou homem de esperar”, relata.
Quem vê o centenário no trânsito, nota que a segurança é prioridade. “Guio devagar, não passo de 70 km/h. Coloco meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, me poda”, diz. Para ele, a filosofia de vida é clara: “Sou escravo da minha obrigação. Gosto de andar da forma correta, respeito muito a lei”, garante.
E e o motorista consciente ainda deixa um conselho. “Aconselho as pessoas a primeiramente ter fé, e depois respeitar o próximo e respeitar a família”, recomenda.
O gesto de renovação da CNH emocionou a filha Renata Alves, que mandou mensagem ao saber do resultado. “Estamos todos emocionados”, resumiu.
O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, acompanhou de perto o processo e também se comoveu com a história. “Acompanhar de perto o processo do Sr. Ranulfo foi emocionante e inspirador. Ele nos mostrou que o envelhecimento com autonomia e responsabilidade é possível, e merece todo o nosso respeito", avaliou.
Segundo dados do Detran-MS, o Estado tem 208 motoristas com mais de 90 anos. Mas entre os centenários, Ranulfo é pioneiro, o primeiro com mais de 100 anos a renovar a CNH. Atrás dele, apenas uma senhora de Campo Grande e outro condutor de Bela Vista.
No fim, antes mesmo de saber se seria aprovado, Ranulfo lançou, com o dedo apontado para o céu e um sorriso no rosto. “Se eu passar, vai ser por 3 anos?” Ao ouvir que sim, completou: “Eu acho que vocês vão voltar aqui daqui a 3 anos. Vão dizer: vamos lá, o véinho vai renovar de novo”, brincou.
Muito além da idade, a história de Ranulfo fala sobre autonomia, coragem e vontade de continuar dirigindo o carro e a própria vida. “Meu sonho está realizado. Agora é pedir a Deus pra continuar com saúde, esse é meu único pedido”, conclui o centenário que segue firme no volante.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.