Celular e boneca lideram preferência de presentes da criançada
O celular lidera a preferência da criançada de Campo Grande. Este foi o produto mais citada pelos pequenos entrevistados em pesquisa inédita realizada pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa Fecomércio de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul).
Foram ouvidas 737 crianças de três a 14 anos durante os dias 14 e 25 de setembro, com a devida autorização de pais ou outros responsáveis. Parte das perguntas foi realizada com crianças de famílias de menor faixa de renda e, outra, com aquelas de maior poder aquisitivo.
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“A iniciativa pretende conciliar gostos e preferências das crianças com as propensões de gastos por parte dos pais e, ainda, orientar empresários a fim de que possam adotar estratégias de vendas mais aderentes à realidade de mercado”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF), Daniela Dias.
Com 14,9% das citações, o celular aparece na lista do ranking da preferência de presente para o dia 12 de outubro. Na equência, estão boneca (13,84%), bicicleta (7,73%), patins (7,73%), tablet (5,43%), carrinho (5,02%), boneco (4,21%), boneco (4,21%), videogame (4,07%), tênis de rodinha (3,53%), overboard (2,85%), notebook (2,04%), guloseimas (1,63%), instrumentos musicais (1,63%), arma de brinquedo (1,49%), casa de boneca (1,09%), skate (1,09%) e outros (21,71%),
Os pesquisadores também detalharam as preferências por faixa etária. Os resultados foram os seguintes: de três a oito anos, a liderança é de boneca; de nove a 12 anos, celular; 13 e 14 anos, instrumento musical.
“É importante que os empresários tentem a conciliação proposta entre pais e filhos, promoções, diante de um gasto médio levemente superior a R$ 100,00, e, ainda, apresentação de vitrines temáticas, de vendedores atentos a essas informações, de fornecimento de brindes e o mais importante: criatividade para chamar a atenção das crianças”, sugere o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.
De acordo com a pesquisa de intenção de compras e comemoração para o Dia das Crianças, feita pelo IPF/MS e Sebrae/MS, em Campo Grande, 55% dos pais pretendem comprar brinquedos e a meta de gasto é de R$ 102,22.
Com isso o comércio poderá receber um aporte de R$ 29,51 milhões, sendo R$ 22,88 milhões (77,53%) destinados presentes e R$ 6,63 milhões (22,47%) para comemorações (passeios e idas ao cinema).