Após temporal, escolas de samba de Corumbá desfilam hoje, mas sem competição
Tempo de apresentação das escolas foi reduzido em 10 minutos

Depois de uma reunião tensa entre a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), prefeitura e as agremiações, na manhã desta segunda-feira, ficou decidido que o desfile das escolas de samba de Corumbá, na Avenida General Rondon, vai acontecer hoje e amanhã sem julgamento dos oito quesitos, não havendo, portanto, competição na passarela do samba.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O desfile das escolas de samba de Corumbá ocorrerá hoje e amanhã sem julgamento, após decisão da Liesco e prefeitura devido a danos causados pela chuva. O evento, inicialmente previsto para domingo, foi adiado por segurança. Hoje, seis escolas desfilarão a partir das 20h30, e amanhã, outras quatro a partir das 19h. O tempo de desfile foi reduzido e não haverá competição. A decisão visa preservar a segurança dos participantes, evitando riscos em pisos escorregadios. O tempo está firme, mas há previsão de chuva.
O desfile começaria na noite de domingo, mas foi cancelado às 21h devido às fortes chuvas que caíram na cidade, na parte da tarde, com rajadas de ventos que danificaram as alegorias de quatro das cinco escolas que entrariam na avenida. Uma das agremiações que sofreu os maiores prejuízos foi a Vila Mamona, cuja diretoria propôs um desfile apenas de apresentação ao público.
Seis escolas hoje
A reunião realizada na sede da escola A Pesada, cujo local não foi divulgado devido ao clima tenso criado com os imprevistos de domingo e suas consequências, definiu que nesta segunda-feira vão desfilar seis escolas, a partir das 20h30, na seguinte ordem: Imperatriz Corumbaense, Estação Primeira do Pantanal, Império do Morro, A Pesada, Mocidade da Nova Corumbá e Unidos da Major Gama.
Amanhã, desfilarão as outras quatro escolas: Unidos da Vila Mamona, Marquês de Sapucaí, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. O evento começará mais cedo, às 19h, com intervalo após o desfile da segunda para a terceira escola para a apresentação do Bloco dos Palhaços, que faz parte do Carnaval Cultural, tradicionalmente realizado no último dia de folia.
Primeiro a segurança
O presidente da Liesco, Victor Raphael, informou que o tempo do desfile das agremiações foi reduzido de 75 minutos para 65 minutos, sendo suspenso o julgamento dos quesitos pelos jurados contratados no Rio de Janeiro. “Estamos discutindo uma outra formatação para avaliar o desfile, considerando que as escolas foram muito avariadas”, adiantou ele.
Nas redes sociais, o carnavalesco relatou a tensão que gerou a chuva e posteriormente a difícil decisão de cancelar o desfile no domingo. “Suspender doeu no meu coração”, manifestou-se, citando a perda de parte do trabalho realizado pelas agremiações durante o ano e a responsabilidade com o espetáculo esperado pelo grande público.
“A decisão tomada tem a ver com algo que poderia ser bem mais grave”, disse, referindo-se a questão de segurança dos integrantes das escolas ao desfilar em pisos escorregadios (paralelepípedos da Rua Frei Mariano e o asfalto pintado da Avenida General Rondon). “Optamos por preservar a integridade das pessoas”, pontuou.
Calor, mas pode chover
Na noite de domingo, diante das incertezas em relação ao tempo (céu nublado, prenunciando mais chuva) e a manutenção do desfile, a escola Vila Mamona chegou a posicionar suas alegorias no ponto de saída para o desfile, o que causou ainda mais danos nos carros.
Porém, o tempo se firmou, com temperatura amena, e os corumbaenses e turistas curtiram os shows locais na Praça Generoso Ponce, até a madrugada de hoje.
Nesta segunda-feira, o tempo está firme (com 30 graus, em média), mas as nuvens estão se formando, com possibilidades de chuvas no decorrer do dia.