ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Ocupa Suburbanas leva hip hop feminino para escolas de Campo Grande

Projeto oferece oficinas, vivências e apresentações com todos os elementos da cultura

Por Thailla Torres | 05/09/2025 08:36
Ocupa Suburbanas leva hip hop feminino para escolas de Campo Grande
As atividades acontecem em escolas públicas de Campo Grande e na Central Única das Favelas (CUFA) (Foto: Divulgação)

O projeto Ocupa Suburbanas: Do Pantanal ao mundo – Mulheres, hip hop  vem dando destaque às mulheres. O projeto oferece oficinas, vivências e apresentações com todos os elementos da cultura: mc/poesia, DJ, breaking, graffiti e conhecimento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O projeto "Ocupa Suburbanas: Do Pantanal ao mundo – Mulheres, Hip Hop" promove a cultura Hip Hop entre mulheres em Campo Grande, MS. Oficinas, vivências e apresentações sobre MC/poesia, DJ, breaking, graffiti e conhecimento são realizadas em escolas públicas e na CUFA, com a participação de artistas como Serena MC e Perséfone MC. O projeto visa a transformação social e a valorização da identidade cultural.Além do ensino artístico, o "Ocupa Suburbanas" busca fortalecer a presença feminina no Hip Hop e inspirar novas gerações. As atividades, que ocorrem entre 3 e 19 de setembro em diversas escolas e na CUFA, contam com tradução em Libras, audiodescrição e recursos de acessibilidade. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc 2025, via Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

As atividades acontecem em escolas públicas de Campo Grande e na Central Única das Favelas (CUFA), mostrando como o hip hop pode ser um instrumento de transformação social e valorização da identidade cultural. Entre as ministrantes estão nomes conhecidos da cena, como Serena MC, Perséfone MC, Teka, B-girl Lorra, Najja e Jéss.

Segundo a produtora Jéssica Cândido (Jéss), que assina o projeto junto com Kauan Barbosa pela Afronta Produções, a proposta vai além de ensinar arte:

“O Ocupa Suburbanas é um movimento de resistência e afirmação das mulheres no Hip Hop. Queremos inspirar novas gerações e fortalecer a ancestralidade periférica.”

O cronograma inclui oficinas em diferentes escolas entre os dias 3 e 19 de setembro, passando pela CUFA, Escola Municipal Tomaz Ghirardelli, Escola Estadual Profª Neyder Suelly Costa Vieira, Escola Estadual Aracy Eudociak e Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos.

Todas as atividades contam com tradução em Libras, audiodescrição e recursos inclusivos, em parceria com a Comunique Acessibilidade, para garantir que pessoas com deficiência também participem.

O Ocupa Suburbanas foi contemplado pela Lei Aldir Blanc 2025, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.