ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Orquestra Indígena Teko Arandú abre festival nesta sexta-feira

Por Thailla Torres | 14/10/2025 08:10
Orquestra Indígena Teko Arandú abre festival nesta sexta-feira

Anastácio recebe nesta sexta-feira (17) o Festival Balaio Cultural – Todas as Tribos em um Só Espaço, com uma programação que celebra a diversidade e o talento local. A Orquestra Indígena Terena Teko Arandú, do Instituto RessoArte, será a responsável pela abertura oficial do evento, às 19h, no Centro de Convenções de Anastácio. A entrada é gratuita.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Festival Balaio Cultural - Todas as Tribos em um Só Espaço será realizado nesta sexta-feira (17) em Anastácio, com abertura da Orquestra Indígena Terena Teko Arandú. O evento gratuito acontece no Centro de Convenções da cidade, a partir das 19h, com apresentações artísticas, exposições e gastronomia local.A programação inclui a premiação do II Concurso Juventude Viva: Poesia, Desenho e Redação, voltado para alunos da rede pública. A Orquestra Teko Arandú, que completa 12 anos, oferece ensino musical gratuito para jovens indígenas terena e estudantes de Anastácio e Aquidauana.

O festival reúne apresentações de dança, música, balé e capoeira, além de exposições de artesanato, fotografias, livros sagrados, obras de arte e gastronomia local. A proposta é valorizar as diferentes expressões culturais do município e fortalecer a identidade regional.

Durante o evento, também será realizada a premiação do II Concurso Juventude Viva: Poesia, Desenho e Redação, que incentiva alunos da rede pública a expressarem sua criatividade e reflexão por meio da arte. O tema deste ano é “A Importância da Cultura Nordestina para Anastácio”, e os estudantes serão premiados nas categorias de melhor desenho, poesia e redação.

Criada em 2013, a Orquestra Indígena Terena Teko Arandú celebra 12 anos de história, oferecendo ensino gratuito de música instrumental para crianças e jovens indígenas da etnia terena e estudantes da rede pública de Anastácio e Aquidauana. O nome “Teko Arandú” significa “modo sábio de viver” e reflete o espírito do projeto, que hoje conta com cerca de 60 integrantes.

O festival é uma realização do Instituto RessoArte, com apoio do Criança Esperança/Unicef, Ministério da Cultura, Governo de Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de MS, Prefeitura de Anastácio e outras instituições.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.