ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  23    CAMPO GRANDE 21º

Lado Rural

Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia voltam a comprar frango do Brasil

O anúncio foi feito pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) no início da tarde desta quarta-feira

Por Geniffer Valeriano | 23/07/2025 14:52
Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia voltam a comprar frango do Brasil
Criação comercial de frangos em granja. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Mais quatro países voltaram a importar carne de frango brasileira após o fim do surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. O anúncio foi feito pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) no início da tarde desta quarta-feira (23).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Quatro países - Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia - retomaram as importações de carne de frango do Brasil após o fim do surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. Com isso, 34 nações já liberaram novamente a entrada do produto brasileiro. O Brasil declarou o fim do foco da doença em 18 de junho, após 28 dias sem novos casos. Durante o surto, registrado em Montenegro (RS), mais de 15 mil aves morreram e 1.358 foram sacrificadas. Este foi o primeiro caso em produção comercial no país, anteriormente detectado apenas em aves silvestres.

Segundo o comunicado, Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia retiraram as restrições e retomaram as compras do produto. Com isso, o Brasil já soma 34 países que liberaram novamente a importação da carne de frango após a confirmação de infecção em ave de uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Apesar do avanço, mais de oito países ainda mantêm a suspensão total das exportações brasileiras. Estão nessa lista: Canadá, Chile, China, Macedônia do Norte, Malásia, Paquistão, Timor-Leste e União Europeia.

Além disso, outros 20 países continuam restringindo a entrada de carne de frango vinda do Rio Grande do Sul, das cidades de Montenegro, Campinápolis e Santo Antônio da Barra, além de zonas específicas definidas por critérios sanitários.

Relembre o caso – O governo brasileiro declarou o fim do foco da doença em 18 de junho, após um período de 28 dias sem novos casos e a desinfecção completa da granja afetada. Durante o surto, mais de 15 mil aves morreram e outras 1.358 foram sacrificadas para conter o avanço do vírus.

Este foi o primeiro caso de gripe aviária registrado em produção comercial no Brasil. Até então, o vírus só havia sido identificado em aves silvestres ou de criação doméstica.

A Influenza Aviária é transmitida por contato com animais infectados, água ou materiais contaminados. Apesar disso, não representa risco à saúde humana quando carnes e ovos são devidamente preparados.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.