Mato Grosso do Sul investiga suspeita de gripe aviária em galinha doméstica
Amostras foram enviadas para laboratório em Campinas; caso ocorre após confirmação da doença no RS
Mato Grosso do Sul registra primeira suspeita de gripe aviária, conforme o painel de investigações de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). A suspeita surgiu em galinha de criação doméstica, encontrada no município de Angélica, a 270 quilômetros de Campo Grande. O último caso confirmado em MS foi em 2023, em Bonito.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul investiga caso suspeito de gripe aviária em galinha doméstica no município de Angélica. Amostras da ave foram enviadas para análise em laboratório de Campinas (SP). A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) afirma que investigações como essa são rotina, e que o aumento de notificações é esperado devido à emergência sanitária decretada no Rio Grande do Sul após confirmação da doença. Outros estados, como Santa Catarina, Bahia, Pará, Tocantins e Rio Grande do Sul, também investigam suspeitas da síndrome. A confirmação da gripe aviária no Rio Grande do Sul resultou na suspensão das exportações de carne de aves do Brasil para diversos países, incluindo China, União Europeia e México.
O envio do material da ave foi confirmado pelo diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold. Segundo ele, amostras da cloaca e da traqueia da ave foram encaminhadas para um laboratório em Campinas (SP).
O painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Ministério da Agricultura e Pecuária investiga atualmente casos de gripe aviária em 11 municípios.
Apesar disso, o diretor ressalta que apurações desse tipo fazem parte da rotina da Iagro. Em situações como a emergência sanitária decretada no Rio Grande do Sul — onde um caso de gripe aviária foi confirmado na última quinta-feira (15) —, é “esperado um aumento inicial no número de notificações e investigações” da doença.
Daniel afirma que as investigações fazem parte dos procedimentos regulares da agência e que a tendência é haver mais notificações devido ao receio dos produtores. Além de Mato Grosso do Sul, os estados de Santa Catarina, Bahia, Pará, Tocantins e Rio Grande do Sul também apuram suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.
Por conta do caso confirmado no Rio Grande do Sul e das suspeitas em outros estados, o Brasil enfrenta a suspensão total das exportações de carnes de aves para países como China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, entre outros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.