ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Rios começam a baixar e prefeituras continuam lidando com danos no interior

Mais crítico, o nível do Aquidauana está estável em um trecho, e reduzido em outros

Por Cassia Modena | 07/02/2026 09:48


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cidades do interior de Mato Grosso do Sul continuam enfrentando os impactos das fortes chuvas iniciadas em 1º de fevereiro. Em Aquidauana, o rio homônimo atingiu 8,43 metros, desalojando 15 famílias. Outras localidades como Coxim, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti e Rio Negro também foram afetadas. As prefeituras de Aquidauana, Coxim, Rio Negro e Corguinho decretaram situação de emergência para lidar com os danos estruturais, incluindo pontes danificadas. O governo estadual deve seguir o mesmo caminho na próxima semana, visando ampliar o suporte aos municípios atingidos.

Cidades mais afetadas pelas chuvas intensas que começaram no último domingo (1º), Aquidauana, Coxim, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti e Rio Negro seguem lidando com os efeitos das cheias no Rio Aquidauana e Rio Taquari. Neste sábado (7), o trabalho das prefeituras é voltado principalmente aos ribeirinhos desalojados.

Em Aquidauana, o rio de mesmo nome chegou aos 8,43 metros nesta manhã, segundo o que a Defesa Civil Municipal divulgou. O nível é estável em relação a ontem (6). Por volta das 8h, mais uma família recebeu auxílio para retirar móveis e deixar provisoriamente uma residência localizada próxima ao rio. Subiu para 17 o número de atendidas.

Outros trechos do Rio Aquidauana, em Corguinho e em Palmeiras (distrito de Dois Irmãos do Buriti), estão mais baixos, de acordo com informações repassadas pelas prefeituras. Nessas cidades, além de apoio às pessoas afetadas, outros desafios serão reconstruir pontes e outras estruturas danificadas pela força da água.

Rios começam a baixar e prefeituras continuam lidando com danos no interior
A primeira foto foi tirada ontem, a segunda, num dia desta semana chuvosa (Fotos: Edmar Matos/Divulgação)

Natural de Corguinho, mas morando em Campo Grande, o cartorário Edmar Matos, 57 anos, voltou à cidade natal nesta semana e se impressionou com o que viu. Ele enviou as fotos abaixo acima mostrando como ficou uma ponte próxima à MS-080, quando submersa (imagem da direita) e depois que a água baixou (imagem da esquerda). A mais recente foi tirada ontem.

Ele também mandou imagens comparando a situação do Balneário Municipal de Corguinho em novembro do ano passado, no início do período chuvoso, e ontem.

A água havia subido bem mais nesta semana em relação ao primeiro registro, mas baixou rapidamente. O vice-prefeito de Corguinho, Jeffer Aparecido Peres da Silva, está no local nesta manhã para avaliar a situação, e disse que visitará outros pontos da região.

Rios começam a baixar e prefeituras continuam lidando com danos no interior
Comparativo do Balneário Municipal de Corguinho e do nível do Rio Aquidauana em novembro do ano passado e os primeiros dias de fevereiro, após chuva intensa dar trégua (Fotos: Edmar Matos/Divulgação)

Em Rio Negro, pontes com estrutura sob suspeita foram liberadas para passagem ontem. Elas são a ponte do Rio Negro (na Estrada da Ponte Viva, Estrada da Ponta Nova e região do Assentamento Santa Rosa) e a ponte do Rio do Peixe, na região Alcantilado.

Decretos de emergência - As prefeituras de Aquidauana, Coxim, Rio Negro e Corguinho decretaram situação de emergência, medida que permite gastos extraordinários para reparar os danos causados pelo evento natural.

Segundo o prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), a expectativa é que o Governo de Mato Grosso do Sul decrete situação de emergência também na próxima semana, para que os municípios possam receber mais apoio da esfera estadual.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.