MS descarta 2º caso suspeito de gripe aviária
Com esta atualização, MS não tem casos suspeitos; outra investigação era de uma ave em Angélica
O caso suspeito de gripe aviária em uma galinha doméstica no município de Jardim, foi descartado. A informação foi confirmada neste domingo (25) pelo painel de monitoramento de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Com o resultado negativo, Mato Grosso do Sul não possui mais casos suspeitos da doença em investigação. Na noite de sábado (24), já havia sido descartada a suspeita registrada em Angélica, após análise realizada pelo laboratório de referência do Mapa, em Campinas (SP).
Neste ano, conforme a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), foram cinco casos suspeitos notificados no Estado, todos descartados. Em 2023, houve 28 suspeitas, das quais apenas uma foi confirmada, no município de Bonito.
De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a notificação de suspeitas faz parte do monitoramento sanitário de rotina e demonstra a confiança dos produtores no sistema de defesa sanitária.
Além de Mato Grosso do Sul, outros estados seguem com investigações em andamento, conforme atualização do painel do Mapa.