ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 23º

Lado Rural

MS descarta 2º caso suspeito de gripe aviária

Com esta atualização, MS não tem casos suspeitos; outra investigação era de uma ave em Angélica

Por Lucas Mamédio | 25/05/2025 15:08
MS descarta 2º caso suspeito de gripe aviária
Painel do Mapa divulgado neste domingo (25)

O caso suspeito de gripe aviária em uma galinha doméstica no município de Jardim, foi descartado. A informação foi confirmada neste domingo (25) pelo painel de monitoramento de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério da Agricultura e Pecuária descartou o segundo caso suspeito de gripe aviária em Mato Grosso do Sul, registrado em uma galinha doméstica no município de Jardim. A suspeita anterior, em Angélica, também foi descartada após análise laboratorial em Campinas.Em 2024, o estado registrou cinco casos suspeitos, todos descartados. No ano anterior, das 28 suspeitas notificadas, apenas uma foi confirmada em Bonito. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal destaca que as notificações demonstram a eficácia do sistema de monitoramento sanitário.

Com o resultado negativo, Mato Grosso do Sul não possui mais casos suspeitos da doença em investigação. Na noite de sábado (24), já havia sido descartada a suspeita registrada em Angélica, após análise realizada pelo laboratório de referência do Mapa, em Campinas (SP).

Neste ano, conforme a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), foram cinco casos suspeitos notificados no Estado, todos descartados. Em 2023, houve 28 suspeitas, das quais apenas uma foi confirmada, no município de Bonito.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a notificação de suspeitas faz parte do monitoramento sanitário de rotina e demonstra a confiança dos produtores no sistema de defesa sanitária.

Além de Mato Grosso do Sul, outros estados seguem com investigações em andamento, conforme atualização do painel do Mapa.

Nos siga no Google Notícias