ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 30º

Lado Rural

Segundo caso suspeito de gripe aviária em MS é investigado em Jardim

O primeiro também está sob suspeita e foi registrado em Angélica

Por Cassia Modena | 24/05/2025 07:57
Segundo caso suspeito de gripe aviária em MS é investigado em Jardim
Ave de criação doméstica (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

A última atualização do painel de monitoramento de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) feita na noite de ontem (23), mostra o surgimento do segundo caso suspeito de gripe aviária em Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul investiga segundo caso suspeito de gripe aviária em ave doméstica, em Jardim, município próximo a Bonito, onde um foco foi confirmado em 2023. Outro caso, em Angélica, também segue em investigação. As autoridades descartam, por ora, riscos ao mercado aviário estadual e apostam no descarte da primeira suspeita. Os sintomas da gripe aviária em aves são semelhantes aos da gripe humana, mas a transmissão entre pessoas não ocorre. O consumo de carne de frango e ovos continua seguro. As medidas de biossegurança, como o descarte de ovos em granjas afetadas, visam conter a propagação do vírus entre as aves, e não por risco à saúde humana.

Ela foi registrada em Jardim, cidade que fica a 70 quilômetros de Bonito, o único município onde já se confirmou foco no Estado, mas em 2023.

Continua em investigação a primeira suspeita deste ano, em Angélica. Amostra biológica da ave foi coletada e está em investigação.

Domésticas - Os dois casos em investigação envolvem aves de criação doméstica e não de granja comercial, como foi o caso confirmado em Montenegro (RS) este mês.

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), falou ontem que as suspeitas não afetam o mercado aviário de Mato Grosso do Sul.

Ele também apostou que o primeiro caso deverá ser descartado. Na hipótese de os exames laboratoriais darem positivo para gripe aviária, a área onde a galinha viveu deverá ser isolada. O animal morreu após adoecer, afirmou o secretário.

Sintomas e segurança - Conforme explicou nesta semana o presidente do CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária), Thiago Fraga, os sintomas nas aves são semelhantes aos da gripe em humanos.

"São sintomas como o de qualquer outra gripe. Agora, o risco para humanos e animais não é o mesmo porque essa doença não tem uma circulação de humano para humano. É importante ressaltar que nunca houve um caso descrito em humanos e no mundo todo não tem relatos de transmissão de humano para humano", complementa o representante.

Ele também reforçou que, apesar do foco detectado no Rio Grande do Sul, é seguro consumir ovos e carne de frango.

"Não tem nada a ver com a ingestão da carne de frango, nem com a ingestão de ovos. Temos que entender que toda essa questão de biossegurança com o abate das aves e das várias toneladas de ovos descartadas, é para evitar a propagação viral, não é porque existe risco para a saúde humana. É simplesmente para evitar desse vírus circular em uma velocidade maior do que já é esperado entre as aves", ressaltou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias