Casal de quatis é flagrado acasalando em reserva ambiental de Campo Grande
Vídeo foi publicado nas redes sociais do Projeto Jaguatiricas, nesta sexta-feira (1°)
Casal de quatis foi flagrado acasalando em uma reserva ambiental em Campo Grande. O vídeo foi publicado nas redes sociais do Projeto Jaguatiricas, nesta sexta-feira (1°). Este quati é do gênero Nasua nasua e possui coloração cinzento-amarelada.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um casal de quatis foi flagrado acasalando em uma reserva ambiental em Campo Grande, conforme um vídeo publicado pelo Projeto Jaguatiricas. O vídeo, que dura apenas alguns segundos, mostra o macho segurando a fêmea com as patas dianteiras, enquanto ela tenta se desvencilhar. Os quatis, do gênero Nasua nasua, têm coloração cinzento-amarelada e formam grupos compostos principalmente por fêmeas adultas e filhotes. Após dois anos, os machos são expulsos, mas retornam durante o período de acasalamento, permanecendo submissos às fêmeas. As ninhadas costumam ter em média três filhotes.
O vídeo, que possui apenas alguns segundos, mostra o casal acasalando. O macho, em questão, utiliza as patas da frente para segurar a fêmea, quase da mesma forma que ocorre com os gatos.
A fêmea, no entanto, tenta por diversas vezes se desvencilhar do animal, que continua focado em tentar acasalar. Ainda conforme o texto das redes sociais do projeto, as ninhadas de quatis possuem, em média, três filhotes.
De acordo com o projeto, os quatis têm características interessantes, como formar grupos com dezenas de indivíduos. Os grupos são formados, principalmente, por fêmeas adultas e filhotes de várias idades.
Após dois anos, os machos são expulsos do grupo e, a cada período de acasalamento, um macho é aceito de volta e fica submisso às fêmeas. O hábito solitário dos machos deu a eles o nome popular de "quati mundéu".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.