Em MS, 21 municípios tiveram chuva até 148% além do esperado em dezembro
Em outros 24 monitorados pelo Cemtec houve o contrário, menos chuva que a média
Entre os 45 municípios sul-mato-grossenses que tiveram o acumulado de chuva em dezembro do ano passado analisado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em 21 caiu até 148% mais água do que esperado. Os dados foram divulgados hoje (21).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em dezembro, 21 dos 45 municípios de Mato Grosso do Sul registraram chuvas significativamente acima da média, com Aral Moreira liderando com 449 mm, 148% acima do esperado. Três Lagoas também enfrentou alagamentos e uma cratera, com 98% a mais de precipitação. Bonito, um destino turístico popular, teve 18% a mais de chuva, resultando no fechamento de balneários e transtornos para os moradores. O mês foi mais quente que o normal, com temperaturas mínimas e máximas acima da média histórica, sendo Porto Murtinho o local mais quente, alcançando 39,1ºC no último dia do mês.
Aral Moreira alcançou o total esperado para o mês em apenas um dia e foi a cidade que teve o maior percentual acima da média histórica. Foram 449 mm de chuva acumulada no mês, o acumulado mais alto.
Na sequência, vem Três Lagoas, que registrou alagamentos e abertura de cratera em uma avenida. Choveu 98% além do esperado no município. Itaquiraí, Juti e Água Clara aparecem depois na lista, com precipitação 89% a 57% acima da média.
Cidade que recebe grande número de turistas no verão, Bonito também registrou chuva além do padrão (18%) e teve prejuízos. O balneário municipal foi fechado, passeios tiveram que ser adiados e árvores caíram, trancando vias. Moradores tiveram transtornos com alagamentos em casa.
Os outros municípios com chuva acima da média foram Cassilândia; Pedro Gomes; Nova Alvorada do Sul; Aquidauana; Paranaíba; Ivinhema; Sete Quedas; Sonora; Bataguassu; Corumbá; Iguatemi; São Gabriel do Oeste; Rio Verde de Mato Grosso; Maracaju; e Dourados.
O centro avalia que houve uma "desintensificação das condições de seca no estado" naquele mês, comparado a novembro.
Abaixo - Campo Grande teve -34% de chuva que o esperado no mês 12. Junto a Laguna Carapã, a capital foi a quarta cidade onde a precipitação esteve mais abaixo das expectativas.
As três cidades que tiveram índices mais longe da média foram Bandeirantes (-46%), Itaporã (-46%) e Ribas do Rio Pardo (-37%).
Temperaturas - Dezembro foi um mês mais quente que o normal, segundo o Cemtec. A média das temperaturas mínimas ficou 0,7ºC acima da média histórica e a média das máximas ficou 0,4ºC além.
A maior temperatura registrada foi 39,1ºC em 31 de dezembro, no município de Porto Murtinho. A menor foi de 12,9°C e registrada pouco antes, no dia 27, na cidade de Amambai.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.