Em três dias, chuva acumulada supera a média mensal em quatro municípios
Corguinho, São Gabriel do Oeste, Miranda e Porto Murtinho já registram volumes acima do esperado para o mês

As chuvas registradas nas últimas 72 horas em Mato Grosso do Sul já superaram, em quatro municípios, Corguinho, São Gabriel do Oeste, Miranda e Porto Murtinho, a média histórica prevista para todo o mês, causando o risco de enchentes e levando prefeituras e órgãos da Defesa Civil a adotarem medidas emergenciais.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em apenas três dias, diversos municípios de Mato Grosso do Sul registraram volumes de chuva superiores à média histórica mensal. Em Corguinho, o acumulado chegou a 315,2 milímetros, 63% acima do esperado, enquanto São Gabriel do Oeste registrou 294,4 mm, superando em 72% a média do mês. A situação preocupa autoridades e mobiliza a Defesa Civil. Em Aquidauana, há alerta para risco de enchente, com orientação para retirada preventiva de moradores em áreas vulneráveis. Em Corguinho, onde não havia registro de grandes enchentes desde 2006, a prefeitura prepara decreto de emergência.
Em Corguinho, na região da Fazenda Morro Alegre, o volume acumulado chegou a 315,2 milímetros, enquanto a média histórica para o período é de 193,2 mm, um volume de aproximadamente 63%. Em São Gabriel do Oeste, choveu 294,4 mm, número 72% superior à média mensal de 171,5 mm. Em outro ponto de Corguinho, o acumulado foi de 281,2 mm, o que representa 46% acima do esperado.
- Leia Também
- Em início de ano mais chuvoso, Defesa Civil da Capital recebeu 195 chamados
- Rio Aquidauana atinge 6,70 metros e ribeirinhos deixam áreas de risco
Outros municípios também registraram volumes expressivos, todos acima de 100 milímetros. Em Coxim, foram 198,4 mm; Campo Grande, 174,2 mm; Camapuã, 166 mm; Bandeirantes, 147,4 mm; Rochedo, 146,6 mm; Miranda, 144 mm, volume 7% maior que a média histórica de 134,1 mm; Porto Murtinho, 132,6 mm, cerca de 5% acima do esperado.
Em Aquidauana, choveu 128,4 mm; Rio Brilhante, 123,6 mm; Aquidauana (Fazenda Barranco Alto, na Nhecolândia), 114,4 mm; Dois Irmãos do Buriti, 109,4 mm; Ribas do Rio Pardo, 105,4 mm; e Porto Murtinho (Fazenda São Luís, na região do Nabileque), 100,2 mm.
Em Aquidauana, a Defesa Civil emitiu alerta para iminência de enchente nas próximas horas, devido à elevação do nível do rio Aquidauana e de córregos da região. Moradores da Colônia Buriti e do Bairro Guanandy devem permanecer em atenção e se organizar para retirada preventiva.
A orientação é que a população não espere a água invadir as residências para pedir ajuda. Documentos, medicamentos e itens essenciais devem ser separados com antecedência. Também é recomendado evitar áreas alagadas, não atravessar enxurradas e não se abrigar sob árvores durante tempestades. Em caso de risco iminente, os moradores devem buscar local seguro; a prefeitura disponibilizou abrigo para atender a população, se necessário.
Em Corguinho, a prefeitura já se prepara para editar decreto de emergência. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o coordenador da Defesa Civil do município, José Corrêa, classificou a situação como “assustadora” e afirmou que não há registro de uma enchente de grandes proporções desde 2006. “O Corguinho e o Rio Aquidauana viraram uma coisa só”, declarou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

