Especialistas buscam estratégias para evitar incêndios no Parque de Rio Negro
Localizado entre Aquidauana e Corumbá, a região abriga animais ameaçados de extinção e até salinas
Equipes técnicas de diferentes instituições e moradores do entorno do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro discutiram estratégias para evitar novos incêndios florestais na região. A reunião foi na tarde desta quinta-feira (10), na base de estudos que fica no Passo do Lontra, em Corumbá - a 428 km de Campo Grande.
O parque é a maior unidade de conservação de proteção integral de Mato Grosso do Sul, que fica entre os municípios de Aquidauana e Corumbá, e concentra no seu entorno áreas com a maior incidência de fogo no Pantanal nos últimos 20 anos.
- Leia Também
- Onça será transferida para MS após risco de incêndio em base de cuidados no MT
- Vândalos destroem ninho de arara e filhote é encontrado morto
Uma das propostas, apresentadas pelo Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, o PELD Nefau, desenvolvido por pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Segundo o coordenador do grupo, Geraldo Damasceno, o manejo integrado do fogo é uma estratégia de prevenção.
"Queremos fazer o que chamamos de pirodiversidade, ou seja, usar o fogo a favor do ambiente e das espécies, por meio de queimas prescritas e controladas, feitas dentro de ações integradas e previstas em plano de manejo integrado do fogo”, defende.
O parque abrange os municípios de Aquidauana e Corumbá. Nele, diversos animais e plantas ameaçadas de extinção encontram no local o seu refúgio. Dessa forma, o parque é de fundamental importância para garantir os processos ecológicos fundamentais para a continuidade e a manutenção da vida no Pantanal.
Participaram da reunião moradores do entorno do parque, representantes do Prevfogo/Ibama, Sindicato Rural de Corumbá, Exército, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, PMA (Polícia Militar Ambiental), Terra Brasilis e Aliança SP. O encontro foi organizado pelo PELD NEFAU, Wetlands International Brasil, Mupan - Mulheres em Ação e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.