ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Incêndio no Parque do Taquari já destruiu 9 mil hectares e avança para nova área

A Prefeitura de Alcinópolis decretou emergência, pelo prazo de 90 dias

Por Izabela Cavalcanti | 07/10/2025 12:03


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O incêndio que atinge o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis, já consumiu 9 mil hectares de vegetação. O fogo, iniciado por um raio em 19 de setembro, intensificou-se devido às condições climáticas adversas, levando a prefeitura a decretar situação de emergência por 90 dias. Cerca de 60 pessoas trabalham no combate às chamas, incluindo brigadistas e funcionários de diferentes órgãos. O Exército Brasileiro foi acionado e deve enviar 100 homens para auxiliar nas operações. Apesar da criação de 50 quilômetros de aceiros, o fogo permanece fora de controle.

O fogo que atinge o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis, avançou para outra área na manhã desta terça-feira (07). O vídeo enviado ao Campo Grande News mostra a fumaça densa dos dois lados do parque.

A situação começou no dia 19 de setembro, provocada por um raio, e se intensificou devido ao tempo seco e à baixa umidade relativa do ar.

No dia 1º de outubro, o incêndio já havia consumido 3 mil hectares, o equivalente a 4.286 campos de futebol, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Elisberto Martins Rezende, atualmente o incêndio já atingiu 9 mil hectares.

“O fogo está se alastrando e está fora de controle, está bem complicado. Até ontem eram 9 mil hectares, e o vento lá é constante. Só quem está no combate sabe o quanto é árduo e difícil combater. Está muito complicado; nós estamos unindo cada vez mais esforços”, destacou.

Ainda de acordo com ele, para tentar conter o fogo, uma das ações usadas foi a criação de aceiros. “Fizemos mais de 50 quilômetros de aceiro no entorno para tentar conter as chamas. Não adiantou, havia muito vento”, explicou.

Na segunda-feira (6), a Prefeitura de Alcinópolis decretou situação de emergência pelo prazo de 90 dias devido aos incêndios florestais.

Incêndio no Parque do Taquari já destruiu 9 mil hectares e avança para nova área
Fumaça densa no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, na tarde de segunda-feira (Foto: Divulgação)

Além disso, o prefeito Weliton Guimarães também pediu ajuda ao Exército Brasileiro. “Cinco soldados de Coxim vieram ver a área do fogo e disseram que o Exército vai enviar 100 homens. Também acionamos o senador Nelsinho Trad”, disse.

Na parte baixa da serra, cerca de 60 pessoas se mobilizaram em diferentes frentes de trabalho. Participam da operação funcionários da Fazenda Terra Santa, brigadistas de Alcinópolis e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – Parque das Emas, além de equipes do setor agro, da Semdema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e da Secretaria de Obras.

Incêndio no Parque do Taquari já destruiu 9 mil hectares e avança para nova área
Área florestal pegando fogo no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.