ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Inverno em MS terá temperaturas acima da média e menos chuvas no Pantanal

Tendência começa em junho, mês em que começa a estação, e vai até agosto

Por Cassia Modena | 21/05/2025 08:21
Inverno em MS terá temperaturas acima da média e menos chuvas no Pantanal
Sol se põe no horizonte do Pantanal de Corumbá entre a fumaça produzida por incêndio em junho de 2024 (Foto: Alex Machado/Arquivo)

O inverno deve ser marcado por tempo seco e chuvas irregulares na maioria das regiões de Mato Grosso do Sul, com exceção do noroeste e do Pantanal, onde poderá chover menos que o normal no período. A previsão é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima no Estado).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O inverno em Mato Grosso do Sul será marcado por tempo seco e chuvas irregulares, com precipitações abaixo do normal no Pantanal e noroeste do estado, segundo o Cemtec. A estação, que começa em 30 de junho e vai até 22 de setembro, terá temperaturas acima da média histórica, variando entre 16ºC e 24°C. O Pantanal, que já enfrentou incêndios em 2024, com 2,6 milhões de hectares afetados, deve continuar com condições climáticas propícias à propagação do fogo. As chuvas acumuladas no trimestre variam de 25 mm no extremo norte a 300 mm no extremo sul, indicando um período desafiador para a região.

A estação começa em 30 de junho e termina em 22 de setembro, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Com base nos índices dos últimos 30 anos, são esperados entre 50 e 200 mm de chuva acumulada na maior parte do Estado, no trimestre que vai de junho até agosto. A região extremo norte é normalmente menos chuvosa e tende a registrar de 25 a 50 mm. Já na região extremo sul, elas variam entre 200 a 300 mm.

Em relação às temperaturas, elas devem extrapolar o esperado em todo o Mato Grosso do Sul, segundo a previsão baseada na média histórica.

As médias costumam oscilar entre 18ºC 22°C no Estado durante o trimestre. Ficam um pouco mais altas na região noroeste, variando entre 22ºC e 24°C, e mais baixas no extremo sul, entre 16ºC e 18°C.

Pantanal - A previsão climática para a região é similar à que acabou favorecendo o fogo das queimadas se espalhar e consumir parte do bioma.

Segundo o Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), 2,6 milhões de hectares em 2024, o equivalente a 17% da área total do Pantanal, foram afetados pelo fogo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias