ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

"Momento fofinho": Gatuna é flagrada dando banho em filhote

Registro foi feito em Miranda, a cerca de 200 km de Campo Grande, pelo biólogo Bruno Sartori

Por Clara Farias | 04/11/2024 10:09

Gatuna foi avistada em mais um momento fofo, em Miranda, a cerca de 200 quilômetros da Capital. Desta vez, a mãezona foi flagrada dando banho no filhote Pogi, uma onça macho de aproximadamente seis meses de idade. O registro foi feito pelo biólogo e guia do Onçafari, Bruno Sartori Reis, e publicado nas redes sociais no domingo (3).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Recentemente, a onça Gatuna foi flagrada em um momento carinhoso com seu filhote Pogi, em Miranda, a cerca de 200 km da capital. O biólogo Bruno Sartori Reis registrou a cena em vídeo, onde Gatuna lambe o filhote enquanto ele brinca com suas patas. Gatuna, que tem aproximadamente 14 anos e é monitorada desde 2017, tem se mostrado tranquila em presença de humanos. Bruno, que trabalha como guia de safári, expressou sua felicidade em reencontrar Gatuna, que foi a primeira onça que avistou ao chegar ao Pantanal, e destacou seu comportamento carinhoso com os filhotes.

Ao Campo Grande News, Bruno Sartori, de 31 anos, contou que estava em campo no dia 31 quando encontraram a Gatuna e o Pogi à beira da mata. "Estavam bem tranquilos, dormindo, mal perceberam que a gente estava lá. Até que chegou a hora da gatuna dar o banho no filhote, aquele momento fofinho dela ali", contou o biólogo. Após meia hora de sono, os dois acordaram e foi a hora em que Bruno aproveitou para gravar.

No vídeo, é possível ver a Gatuna lambendo o filhote enquanto o bebêzinho esfrega as patas no rosto da mãezona. O momento é visto como oportunidade única para quem acompanha a vida selvagem. "A qualquer hora esse animal pode levantar e simplesmente resolver mudar de lugar, em um ponto que você não consiga mais ver", explicou o biólogo.

Conforme o Onçafari, Gatuna tem aproximadamente 9 anos de idade, e é monitorada desde 2017. Desde o primeiro avistamento, a onça se mostra tranquila em frente aos veículos do projeto.

Natural de Bauru (SP), o biólogo Bruno Sartori está em Mato Grosso do Sul desde 2021 quando veio trabalhar como guia de safári. Ele conta que neste período passou alguns meses em Bonito, mas resolveu voltar para Miranda devido às "saudade dos gatos", disse ele sobre as onças monitoradas na região.

Ainda segundo o biólogo, a Gatuna foi a primeira onça que ele avistou ao chegar no Pantanal sul-mato-grossense. "Ela estava com outros filhotes na época. Agora a gente já vê ela com outra ninhada, sendo uma super 'mãezona', super carinhosa e atenciosa", contou ele.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias