ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Relator da equipe de transição diz que haverá fiscalização rigorosa no Pantanal

Ecoa enviou documento alertando para necessidade de ações preventivas de combate a incêndios

Silvia Frias | 09/12/2022 12:44
Área atingida por incêndio no Pantanal de MS. (Foto/Arquivo/Corpo de Bombeiros)
Área atingida por incêndio no Pantanal de MS. (Foto/Arquivo/Corpo de Bombeiros)

O relator do grupo de transição do Meio Ambiente, Pedro Ivo Batista, disse que o Pantanal é preocupação nacional e que haverá fiscalização rigorosa em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A resposta foi dada à ONG Ecoa (Ecologia em Ação), depois que a entidade enviou documento que ressalta a importância do governo federal em manter o Pantanal na pauta ambiental de 2023. O pedido evidencia a necessidade de ações preventivas de combate a incêndios no bioma. Uma resposta mais efetiva, segundo entidade, deve ser dada a partir da definição do ministério.

Desde 2019, o Pantanal passa por uma crise climática aguda contribuinte para os incêndios devastadores de 2020/21, quando mais de 4 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo.

"Atualmente, há possibilidade de repetição dos incêndios, já que a planície se encontra muito seca mesmo agora que é considerado o 'tempo das águas'. Por isso, é fundamental a preparação para evitar que o cenário se repita", segundo a Ecoa.

Nos últimos dias, focos de incêndios se espalharam na região, conforme evidenciado por imagens de satélite do FIRMS (Fire Information for Resource Management System) da Nasa. No momento, brigadas voluntárias e do Prevfogo/Ibama monitoram e fazem o trabalho de combate para contenção do fogo.

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Pantanal registrou 1.465 focos de incêndio desde o início do ano, 67 somente em dezembro.

O diretor executivo da Ecoa, Alcides Faria, reforça a necessidade de se manter o alerta para riscos de incêndios. “Atualmente, o Pantanal está muito seco, tivemos pouca chuva até agora. Então temos uma situação de alerta total".

Nos siga no Google Notícias